Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Água e esgoto: Câmara analisa projeto que autoriza conversações com Estado

22 abril 2019 - 18h52Câmara de Corumbá

A Câmara Municipal de Corumbá está analisando um Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a iniciar conversações com o Estado de Mato Grosso do Sul, visando a renovação da concessão dos serviços de água e esgoto com a Sanesul. A proposta foi encaminhada pelo prefeito Marcelo Iunes e os vereadores já apresentaram emendas que visam desde a redução da taxa de esgoto, até cobrança daquilo que realmente foi consumido pela população.

O  vereador Tadeu Vieira, por exemplo, apresentou emendas na semana passada e deixou evidenciado que a renovação da concessão com a Sanesul pode acontecer, “mas a empresa terá que atender uma série de exigências visando o interesse público, a eficiência, a eficácia, a sustentabilidade e o equilíbrio econômico e financeiro dos serviços de saneamento básico”, explicou.

Dessa forma, uma das emendas de Tadeu se refere justamente à cobrança da taxa de esgoto que, por meio de contrato do programa, deverá ter um percentual máximo de 50%. Hoje, a taxa é de 70%.

Além disso, o vereador apresentou outra emenda onde a população pagará somente aquilo que consumir, conforme a Lei nº 2.626/2018, de autoria do vereador Yussef Salla, que proíbe a cobrança da tarifa básica do consumo de água por parte da Sanesul.

Também solicitou a criação de uma comissão de acompanhamento, elaboração e execução do contrato do programa de gestão composta pelos presidentes das comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Finanças e Orçamento e de Defesa do Consumidor.

Tadeu cita ainda que a renovação da concessão passa pela amortização da dívida da Sociedade Beneficência Corumbaense junto à Sanesul que hoje chega à casa de R$ 30 milhões; auxílio financeiro de valores que serão acertados dentro do contrato para atender o hospital, bem como as secretarias de Saúde e de Educação.

Outro detalhe citado pelo vereador é no sentido de que a Sanesul tenha uma empresa responsável e com padrões técnicos de qualidade, para recuperar o pavimento asfáltico logo após execução de serviços de reparo ou implantação de redes de água e esgoto.

“São pontos importantes das nossas emendas ao projeto encaminhado pelo Executivo, que serão tratados inclusive em uma grande audiência pública com a população e todos os segmentos envolvidos”, disse o vereador pedetista.

Ele informa que a Câmara, além de analisar o Projeto de Lei, vai participar de todo o processo, tanto na elaboração como na execução do contrato. “Apresentamos essas emendas, que é direito de todos os vereadores conforme a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara Municipal de Corumbá, na certeza que estamos cumprindo com a nossa parte. Estaremos vigilantes, como sempre, em defesa dos interesses da população corumbaense”, concluiu.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas
Turismo
Profissionais do Nordeste do Brasil recebem capacitação sobre destinos turísticos de MS
Destaque
Mato Grosso do Sul é o 2º estado brasileiro com melhor taxa de investimentos
Procupação
Prorrogações pela Covid fez acumular mais de 68 mil processos de CNH no Detran de MS
Dia dos Povos Indígenas
Conheça a trajetória de Fernando, 1º promotor de Justiça sul-mato-grossense de origem indígena
Tempo
Sexta-feira de tempo ensolarado e temperaturas amenas em Mato Grosso do Sul
Corumbá tem mínima de 15°C e máxima de 36°C
4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo