Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Agricultura familiar lança programa de incentivo aos produtores

08 julho 2020 - 15h03Assessoria de Imprensa

Visando destacar o trabalho desenvolvido pelos pequenos produtores rurais dos assentamentos de Corumbá, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar lançou nesta terça feira, 07/07, o programa Cozinhando no Campo. É uma produção em parceria com a Assessoria de Comunicação Institucional da Prefeitura Municipal de Corumbá que tem como objetivo mostrar para a população como chegaram, como vivem, o que produzem e quais os pratos preferidos dessa gente do campo que hoje já é responsável por uma boa fatia do abastecimento do mercado de hortifrutigranjeiros do município.

“Quando conversamos sobre esse programa, senti que, enfim, a Prefeitura estaria dando a visibilidade que a agricultura familiar merece, a partir do resgate das histórias dessa gente que chegou aqui há mais de 30 anos e que hoje é de suma importância para o abastecimento da cidade”, disse o prefeito Marcelo Iunes, grande incentivador do projeto. Ele lembrou que os pequenos produtores rurais são responsáveis por alimentar centenas de famílias de baixa renda que recebem os produtos comprados através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal.

“Essa parceria é tão importante que até criamos um projeto municipal que, este ano ainda, começa a ser executado”, afirmou. O Plano de Aquisição de Alimentos Municipal (PAAM), vai destinar verbas para a compra de alimentos produzidos nos assentamentos e direcioná-los para as famílias de baixa renda do município, devidamente cadastradas nos programas sociais.  “Isso só está sendo possível porque a Agricultura Familiar está em expansão e a produção é cada vez maior e de melhor qualidade”, afirmou o prefeito.

O programa tem três blocos e mostra as atividades desenvolvidas nos sítios como a criação de gado, o beneficiamento do leite, a criação de suínos ovinos e caprinos, além de galináceos e a plantação de hortaliças e lavouras. No fogão a lenha tem sempre uma receita da roça para temperar a produção, tudo feito com o que é criado e plantado no campo. “A ideia é promover o conhecimento culinário das pessoas do campo, para que as pessoas da cidade conheçam como é essa alimentação, os produtos que elas plantam e consomem”, explicou Lúcio Gabriel  Nascimento e Sá, secretário especial de Agricultura Familiar.

No primeiro programa, lançado nesta terça feira, a gravação foi feita no Assentamento Taquaral, no lote do professor Jairto Moreira. A mãe dele, dona Helena, preparou uma galinha caipira com macarrão, e o Jairto fez uma costelinha de porco frita ao ensinar como se faz o torresminho e se retira a banha do porco. A família tem uma história de 33 anos na região onde se enraizou desde o acampamento para conseguir o loteamento da fazenda e a formação do assentamento, hoje, um dos sete existentes em Corumbá.

“Nós queremos mostrar como é a simplicidade no campo, como a parte da agricultura e a parte da culinária andam juntas”, enfatizou Lúcio, para quem o programa terá outro ponto importante que será mostrar como é produzido o alimento que é vendido para a população nos mercados e feiras. “É dessa forma que queremos valorizar cada vez mais o nosso produtor e fazer com que a população dê mais credibilidade a tudo o que é plantado e criado aqui em nossa cidade pela nossa agricultura familiar”, concluiu.

Assista ao vídeo clicando no link abaixo:

http://https://www.youtube.com/watch?v=m-9BgweNGtQ

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá