Menu
terça, 16 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Agricultores de Ladário orientam bolivianos a produzir alimentos agroecológicos

04 julho 2016 - 08h29Redação

Um dia de campo no final de julho, 30, no assentamento 72, em Ladário (MS), motivou a troca de experiências entre agricultores familiares sul-mato-grossenses e bolivianos. Os visitantes vieram de Puerto Soarez, especialmente das comunidades de Yacuses, Costanera e Guapuru, e passaram o dia nos lotes 38 e 39, visitando hortas em transição agroecológica. O interesse deles é produzir verduras, legumes e frutas sem o uso de agrotóxicos e de forma padronizada. 

A demanda havia sido formalizada em abril, quando representantes de três instituições bolivianas estiveram na Embrapa Pantanal em busca de parcerias para desenvolver a agroecologia no Departamento de Santa Cruz de la Sierra. Eles representavam a Secretaria de Desenvolvimento Produtivo do Governo de Santa Cruz, a FTE (Fundacion Trabajo Empresa) e a Sedacruz (Serviço Departamental Agropecuário de Sanidade e Inocuidade Agroalimentar de Santa Cruz).

Além da equipe interna da Embrapa Pantanal, participou da primeira reunião o diretor do campus local da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Edgar Aparecido da Costa, representando o mestrado em Estudos Fronteiriços. Edgar também desenvolve projetos de estímulo à agroecologia nos assentamentos e é parceiro do pesquisador Alberto Feiden, da Embrapa.

No Campo

Na manhã desta quinta, cerca de 35 agricultores familiares acompanharam as atividades no lote dos assentados Raimundo Nogueira Lima e Adalgisa de Oliveira Lima. O pesquisador Alberto recepcionou os visitantes por volta de 9h. Professor Edgar Costa esteve com eles no horário do almoço. Também participaram o engenheiro agrônomo Leandro Henrique Jung, do escritório municipal da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), e o técnico em agropecuária Márcio da Silva, da Fundação de Meio Ambiente de Ladário.

O dia de campo utilizou a metodologia Intercâmbio de Experiências e começou com uma dinâmica em que todos os participantes fizeram uma roda, deram as mãos, se apresentaram e, ao final, afirmaram: "Eu aprendo, eu ensino". Essa metodologia consiste em um encontro presencial entre grupos de agricultores para que eles descrevam os problemas que enfrentam e as soluções que encontram em seu dia-a-dia. A metodologia é uma adaptação do método "Campesino a campesino" [De agricultor para agricultor], desenvolvida na América Central.

Na horta do casal, os agricultores do assentamento e da Bolívia puderam ver de perto a produção de variedades de alface, cebolinha, coentro, agrião, couve, mandioca e outros produtos. Alberto teve a oportunidade de mostrar o plantio direto, que utiliza palha sobre o solo, funcionando como uma cobertura protetora.

Agricultores Bolivianos tinham dúvidas sobre o controle de pragas sem o uso de produtos químicos. Foto: Divulgação Embrapa

?

Os bolivianos tinham dúvidas sobre o controle de pragas e doenças sem o uso de produtos químicos. Os assentados explicaram que utilizam inimigos naturais para esse controle, como o plantio de flores, que atraem alguns insetos e deixam de atacar as hortaliças. "No começo não é fácil. Mas nós estamos conseguindo e hoje somos reconhecidos por nossos produtos", comentou o agricultor Ramão da Silva Pires, um dos integrantes do grupo Bem-Estar, formado pelos assentados que decidiram apostar na agroecologia.

Alberto Feiden orientou os bolivianos a introduzir o sistema agroecológico de forma gradual. Disse também que não adianta produzir esses alimentos apenas em busca de um lucro maior – até porque a filosofia agroecológica defende a prática do preço justo.

"A melhor forma de fracassar é entrar para o sistema orgânico esperando o sobrepreço. Quem entra no processo de transição deve estar preparado para vender o produto a preços do mercado convencional, ganhando na redução de custos e não no sobrepreço. O mercado convencional está pronto e é facilmente acessível. Já o mercado orgânico precisa ser construído e muitas vezes o custo do acesso a este mercado é maior que o sobrepreço", comentou.

No período da tarde, os agricultores visitaram o lote de Osírio Bento da Silva e Maria Aparecida Leite da Silva, onde o destaque foi a produção de tomate. O técnico Márcio falou sobre os métodos utilizados para manejo e prevenção de doenças no tomateiro. Também puderam observar como a família usa a integração de diversas espécies para produzir biodiversidade e reduzir as populações de organismos não desejados.

Alberto e Edgar disseram que o próximo passo é promover uma oficina na Bolívia, com esse mesmo grupo que esteve aqui, para orientar sobre a produção de caldas naturais que são usadas no controle de pragas.

Avaliação

Rene Salomon Vargas, diretor executivo da Fundacion Trabajo Empresa, disse que a visita foi parte da estratégia de responsabilidade social da empresa de cimento Itacamba. "A visita permitiu conhecer as atividades e princípios básicos da produção sob métodos amigáveis com o meio ambiente e que tendem a ser orgânicos no futuro. Puderam conversar diretamente com os produtores, que explicaram suas experiências, problemas e perspectivas", afirmou.

Segundo Salomon, a experiência que a Embrapa tem na pesquisa e desenvolvimento de capacidades produtivas é importante para a produção da fronteira, "onde os campesinos e produtores em geral podem assimilar conhecimentos válidos para se desenvolver com relativo êxito".

Por fim, Salomon aponta que "a geração de renda dos agricultores também é parte de um processo de formação responsável pela promoção da cultura e produção de hortaliças para os mercados de fronteira". Essa integração entre fronteiriços tem sido bastante estimulada pelo programa de mestrado em Estudos Fronteiriços da UFMS.

São parceiros dos projetos a Embrapa Pantanal, a UFMS (através do mestrado em Estudos Fronteiriços), a Prefeitura de Ladário e a Agraer. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apoia a iniciativa.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Processo seletivo abre 24 vagas para o HRMS
Destaque
TJMS lança ferramenta para devolver R$ 314 milhões à população
Sancionado
Lei estadual: número de série de bicicleta deve constar no documento fiscal na hora da compra
Termo de Cooperação
Fundo Municipal da Criança destina R$ 87 mil a dois projetos sociais de Ladário
Praça
Vereador denuncia vandalismo nos brinquedos do Jardim da Independência
Destaque
Prefeito empossa 31 aprovados em concurso público da Rede Municipal de Educação
Destaque
Prefeitura divulga relação dos locais de realização das provas do concurso da Guarda Municipal
As provas serão realizadas no próximo domingo, dia 21, no período vespertino
Exército
Menor de idade é flagrada com droga presa ao corpo e escondida na bagagem
Comemorativo
Banda de Música do Exército faz apresentação no Poliesportivo nesta terça-feira (16)
Cultura
Músicos de Corumbá participam do projeto Sesc Partituras, em Campo Grande

Mais Lidas

Vila Guarani
Autor de homicídio morre em confronto com a Polícia
Policial
Carro que saiu de Corumbá com 98 kg de cocaína é interceptado na BR 163
Tráfico de Drogas
Brasileiras são flagradas com 10 kg de cocaína na BR 262
Preço baixo
De perfumes a eletrônicos, leilão da Sefaz/MS abre visitação