Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Agosto tem a menor média de morte do ano

12 agosto 2021 - 08h53Redação

Com 85% da população adulta vacinada com a 1° dose no Mato Grosso do Sul, as mortes em função da Covid seguem em queda no Estado. Agosto já registra a menor média de óbitos no ano, com 10 por dia. Os especialistas confirmam que este cenário é em função do avanço do processo de imunização. 

“Não temos dúvidas que a queda do número de óbitos e casos é em função do avanço da imunização. Estamos observando uma maior mobilidade das pessoas, com afrouxamento das medidas restritivas, portanto não teria outro motivo para esta redução”, explicou a médica infectologista Andyane Tetila. 

Nos 11 primeiros dias de agosto foram 128 mortes por Covid, o que chega a uma média de 11,6 por dia. Em 2021 a menor média até então era de fevereiro, com 14,7 por dia. A pior foi no mês de abril, que registrou 1.398 em 30 dias, tendo uma média diária de 46,6 óbitos. 

Neste momento a queda de casos confirmados da Covid também é evidente, com 5.351 neste mês, o que representa 33% a menos do que o mesmo período de julho deste ano. Na comparação do número de pacientes internados por covid a redução foi de 28%, com 447 agora e 621 no dia 11 de julho.  Já sobre as pessoas em isolamento são 3.644 e no mês passado 6.154. 

Variantes 

Com o cenário positivo no Estado, de redução de casos e mortes e aumento da vacinação, a principal preocupação dos especialistas é com a chegada da variante “Delta”, que já tem registros nos estados vizinhos ao Mato Grosso do Sul. O motivo da cautela é sobre sua alta transmissão do vírus. 

“Estamos em uma corrida com o avanço da variante delta no Brasil, em contrapartida com o avanço da vacinação. Esta é a guerra que vamos travar nos próximos meses. Também será avaliado as respostas das vacinas disponíveis no Estado para variante e se será necessário revacinar ou acelerar a segunda dose”, destacou a medica infectologista Mariana Croda. 

Para Andyane o foco precisa ser o avanço da imunização completa da população. “A maior preocupação é sobre a variante delta, pelo seu poder de transmissibilidade, no entanto temos esperança que não haverá grande impacto nas mortes com o avanço na vacinação completa da população alvo”. 

Mato Grosso do Sul segue como destaque nacional na aplicação da primeira e segunda dose, liderando o ranking entre os estados. Um dos fatores é a logística eficiente, com a distribuição dos imunizantes em menos de 12 horas nas 79 cidades do Estado. O governador Reinaldo Azambuja também convocou "mutirões" nos municípios para vacinação e incentivou a população a completar o ciclo de imunização, com a segunda dose. 

 

Informações do Portal do Governo de MS 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas