A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) prorrogou até o dia 18 de fevereiro de 2021 a suspensão de visitas presenciais nas unidades penais de Regime Fechado Mato Grosso do Sul. O novo prazo foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (2.2).
Por enquanto, a operacionalização das visitas sociais virtuais continuará sendo uma alternativa para priorizar o contato familiar durante o cumprimento de pena de homens e mulheres em situação de prisão.
A suspensão atende diretrizes do Ministério da Saúde, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tendo em vista a vulnerabilidade da população em situação de encarceramento. É também uma forma de garantir maior proteção não só aos internos e servidores, como aos familiares dos detentos e à sociedade como um todo.
A Agepen mantém os cuidados preventivos nos casos de entrada de novos custodiados, que passam por triagem preliminar. Em casos de suspeita, o interno recebe atendimento médico e é isolado da massa, se necessário. Testagens em massa também vêm sendo realizadas, bem como o isolamento e acompanhamento sistemático do quadro de saúde dos casos positivados.
O novo documento com prorrogação do prazo foi encaminhado aos presídios e unidades assistenciais da Agepen, além de órgãos públicos ligados à saúde, justiça, execução penal e afins para conhecimento.
Deixe seu Comentário
Leia Também
UEMS abre inscrições para a seleção de professor temporário para curso de Medicina

Após um ano da pandemia no Brasil, MS ultrapassa 180 mil casos
Vale anuncia doação de 50 milhões de seringas para combate à Covid-19
Ação faz parte de novo pacote de ajuda humanitária ao país, que prevê ainda doação de oxigênio e EPIs

Governo assina convênio de apoio aos clubes para a disputa do Estadual

Após suspensão, voo comercial traz brasileiros que vivem em Portugal

Homem é preso no Centro de Corumbá por ameaçar mulher com uma foice
Sábado e Domingo haverá drive para vacinar idosos acima de 80 anos contra a Covid-19

Projeto sobre identificação de ruas e sinalização de trânsito pode se tornar lei na cidade

Primeiro caso de covid-19 no Brasil completa um ano
