Menu
domingo, 28 de novembro de 2021
Cassems - Rede Amo
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Agepan defende o retorno do horário de verão para economia de energia em MS

23 outubro 2021 - 06h21Bruna Aquino, Agepan

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan) se coloca favorável ao retorno do horário de verão, adiantamento de uma hora nos relógios em todos os estados do país, como alternativa para economia de energia diante da escassez de água e a crise hídrica que o Brasil vem enfrentando. 

De acordo com o diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto de Assis, o horário de verão é interessante para o Estado, “principalmente neste cenário de crise hídrica que estamos enfrentando e é fundamental a economia de energia elétrica para evitar uma sobrecarga na distribuição”, afirma.  

Para o diretor de Gás, Energia e Aquário da Agência, Valter Almeida da Silva, toda economia de eletricidade é importante.  

“O horário de verão é um instrumento que realmente traz benefícios ao setor elétrico. Desse modo, entendemos que também outros mecanismos de economia, como por exemplo, a campanha nacional de conscientização para redução de consumo, poderiam ser adotados pelos agentes do Setor Elétrico que compensariam a economia prevista com o retorno do horário de verão”, disse.  

População é a favor 
 
A educadora física Tássia Cruz, de 37 anos, é a favor do horário específico pela segurança e maior duração do dia.  

“Além da funcionalidade de ter mais luz durante o dia e economizar na conta, o horário de verão é bom, porque podemos sair dos compromissos ainda com a luz do sol, o que ajuda também na segurança. Penso que sobra mais tempo no dia para a prática de atividades como exercícios físicos e tempo de qualidade com pessoas que gostamos. Eu sempre gostei do horário, para ir mais cedo a escola ou trabalho com o clima fresco e voltava ainda com dia claro. Como mulher, me dava também uma segurança”, conta.   

Para a empresária Alzira Gavillan, de 42 anos, o horário de verão é uma facilidade para mães e donas de casa aproveitarem o dia e economizar eletricidade em casa.  “Para a mulher que é mãe, dona de casa, trabalhadora é muito bom, porque o dia parece ser mais longo, por exemplo, no fim da tarde, depois do expediente, está bem claro e nós pais podemos aproveitar essas horas para passear com os filhos nos parques e praças”, afirma a empresária. 
Existem também algumas entidades do setor elétrico que pedem o retorno da medida no país. Relatório chancelado pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e o Instituto Clima e Sociedade (ICS) aponta que a iniciativa da volta do horário de verão nos estados levaria à redução de até 5% do consumo de eletricidade no início da noite. 

Procuradas, as duas concessionárias de energia elétrica que atendem Mato Grosso do Sul, Energisa e a Neoenergia Elektro preferiram não se posicionar sobre assunto. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Bombeiros atendem dois acidentes na BR 262
Esporte
Corumbaense e ladarense vencem campeonato de Fisiculturismo em Bonito
Policial
Jovem é assassinado após discussão no bairro Jardim dos Estados
Ele é irmão de um outro rapaz assassinado no Dom Bosco há 26 dias
Policial
PM apreende 47kg de cocaíma no bairro Aeroporto
Policial
Travesti é assassinada a golpes de faca na Edú Rocha
Curiosidades
A história de Owen
Campo Grande
Após 90 dias, Cassems registra primeira internação por Covid
Educação
Enem continua no domingo com conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática
Naviraí
Rádio clandestina é fechada e um homem é pela Polícia Federal
Até 5 de dezembro
Marinha do Brasil abre inscrições para concurso de nível superior

Mais Lidas

Naviraí
Rádio clandestina é fechada e um homem é pela Polícia Federal
Até 5 de dezembro
Marinha do Brasil abre inscrições para concurso de nível superior
Furtada em 2015
Estátua de Bronze furtada do cemitério há seis anos era vendida em grupo de trocas na cidade
Sonho realizado
Casal de idosos ribeirinhos comemoram chegada de energia elétrica em casa