O governo brasileiro espera ter mudanças importantes na economia nos próximos anos com o acordo de livre comércio fechado entre o Mercosul e a União Europeia. Segundo o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, a abertura comercial vai gerar ganhos para os dois lados, uma vez que haverá o fim de tarifas em até 15 anos.
“São vitórias que devem ser e muito valorizadas diante do fechamento, diante do protecionismo que existe, via de regra, no mercado europeu e nos mercados dos países desenvolvidos em geral”, disse.
De acordo com o secretário, o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia poderá trazer ganhos de R$ 500 bilhões em dez anos para o Produto Interno Bruto, que é a soma dos bens e serviços produzidos no país.
No setor industrial, por exemplo, a União Europeia se comprometeu a acabar com as tarifas de importação para 100% dos manufaturados em até dez anos. Já o Mercosul vai ter o mesmo período para zerar as tarifas de 72% dos produtos industrializados e mais cinco anos para atingir o patamar de 90,8%, sem precisar zerar as tarifas para todos os produtos.
Na área agrícola, os europeus prometeram zerar as tarifas de 81,8% das mercadorias em dez anos, enquanto o Mercosul deverá eliminar as tarifas para 67,4% dos produtos.
No setor automotivo, a tarifa de 35% cobrada sobre a importação de carros europeus será mantida até o sétimo ano do acordo, caindo pela metade nos três anos seguintes, até ser zerada em 15 anos. Dentro do período de carência de sete anos, o Mercosul poderá importar uma cota de 50 mil veículos, sendo 32 mil para o Brasil, com tarifa de 17,5%.
Com informações de Agência Rádio.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Em apenas 24 horas, MS registra mais de mil novos casos de coronavírus

Aulas nas escolas da REME de Corumbá começam em 1° de março com atividades não presenciais

Na Câmara, vereador solicita recuperação de rua danificada pelas chuvas

Caminhão de fundo falso é apreendido com 600 kg de maconha

PRF apreende carro roubado na BR 262 e motorista foge

Em Mato Grosso do Sul PRF apreende 430 Kg de maconha

Prouni: prazo para confirmação de informações e matrícula termina hoje

Corumbá conta com novo método de prevenção à infecção pelo HIV

Mais médico dentro do Pronto Socorro é pedido de vereador
