Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Ações de prevenção a Hepatites acontecem no João de Brito

28 julho 2016 - 10h28PMC

Para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Hepatites Virais, Corumbá está realizando durante toda esta quinta-feira, 28 de julho, testes para diagnóstico da hepatite C. A ação acontece no Centro de Saúde João de Brito, como parte do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais desenvolvido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Corumbá.

O Dia Mundial é celebrado hoje, 28, e segundo Antônio Ruiz, coordenador do programa, além da realização de testes, serão ofertadas também vacinas para hepatite B. “Será uma ação mais interna e, amanhã, sexta-feira, vamos estar fazendo distribuição de preservativos e panfletos informativos na feira livre da Rua Wenceslau de Barros, com orientações quanto aos cuidados para pessoa não ser contaminada pelo vírus”, reforçou.

O coordenador lembra que um grande problema em relação às hepatites é que o paciente acaba abandonando o tratamento. “O primeiro passo é fazer o teste. Se a doença for detectada, é preciso fazer o tratamento até o final”, explica.

Ele alerta sobre a importância da higiene, com utilização de materiais limpos esterilizados em ambientes como salões de beleza, como forma de prevenção das hepatites, principalmente para as manicures, pedicures e as depiladoras. “O contato com o sangue contaminado é a forma mais comum de transmissão das hepatites virais, que nem sempre apresentam sintomas”, lembra.

Saiba mais:

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo estimativas, bilhões de pessoas já tiveram contato com vírus das hepatites e milhões são portadores crônicos.

São doenças causadas mais comumente pelos vírus A, B, C ou D, que provocam inflamação no fígado. São silenciosas, pois nem sempre apresentam sintomas. Além disso, têm grande importância pelo número de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicações das formas agudas e evolução para formas crônicas, podendo levar à cirrose e ao câncer de fígado.

As hepatites A e E são transmitidas pela contaminação das mãos levadas à boca e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos.

Já as hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue, esperma e secreção vaginal através da relação sexual. Dessa forma a transmissão pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados como: lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens; instrumentos utilizados em uso de drogas injetáveis, inaláveis e pipadas, acidentes com exposição de material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de esterilização.

A grande maioria das hepatites não apresentam sintomas ou então, apresentam sintomas como febre, mal estar, desânimo, dores musculares, icterícia (conhecida popularmente como amarelão), urina avermelhada e fezes claras, podendo evoluir para cirrose e até a morte da pessoa contaminada.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Estimativas do Ministério da Saúde indicam que milhões de brasileiros são portadores do vírus B ou C sem que tenham conhecimento. As duas variações da doença podem evoluir e causar danos graves ao fígado, como cirrose e câncer.

Os vírus que causam as hepatites diferem entre si, com evolução e tratamentos específicos. Para as hepatites A e B, há vacinas disponíveis na rede pública. Não há vacina para a hepatite C.

O Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais funciona no Centro de Saúde João de Brito, localizado na Rua Cyríaco Félix de Toledo, 1670, Bairro Aeroporto. Mais informações pelo telefone (67) 3907-5379.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tempo
Com probabilidade de chuvas, quinta também tem previsão de sol e nebulosidade em MS
Corumbá registra 22°C pela manhã e 30°C nos horários mais quentes do dia
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Trânsito
Vereador pede estacionamento exclusivo para motos na Rua Porto Carrero
Saúde Pública
Vereador reivindica ambulância para atender comunidade de Albuquerque
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Cultura
Abril Livro começa hoje e vai até 26 de abril na Biblioteca CEU Heloísa Urt
Segurança Pública
Furtos de animais em assentamentos preocupam e vereador pede intervenção policial
Neste domingo
Prefeitura divulga relação dos locais de provas do concurso para cargos do Poder Executivo

Mais Lidas

Comemorativo
Banda de Música do Exército faz apresentação no Poliesportivo nesta terça-feira (16)
Oportunidade
Processo seletivo abre 24 vagas para o HRMS
Contribuição de 14%
Câmara apoia reavaliação de contribuição previdenciária a aposentados e pensionistas do Estado
Destaque
Prefeito empossa 31 aprovados em concurso público da Rede Municipal de Educação