Menu
domingo, 07 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Geral

Ações de prevenção a Hepatites acontecem no João de Brito

28 julho 2016 - 10h28PMC

Para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Hepatites Virais, Corumbá está realizando durante toda esta quinta-feira, 28 de julho, testes para diagnóstico da hepatite C. A ação acontece no Centro de Saúde João de Brito, como parte do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais desenvolvido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Corumbá.

O Dia Mundial é celebrado hoje, 28, e segundo Antônio Ruiz, coordenador do programa, além da realização de testes, serão ofertadas também vacinas para hepatite B. “Será uma ação mais interna e, amanhã, sexta-feira, vamos estar fazendo distribuição de preservativos e panfletos informativos na feira livre da Rua Wenceslau de Barros, com orientações quanto aos cuidados para pessoa não ser contaminada pelo vírus”, reforçou.

O coordenador lembra que um grande problema em relação às hepatites é que o paciente acaba abandonando o tratamento. “O primeiro passo é fazer o teste. Se a doença for detectada, é preciso fazer o tratamento até o final”, explica.

Ele alerta sobre a importância da higiene, com utilização de materiais limpos esterilizados em ambientes como salões de beleza, como forma de prevenção das hepatites, principalmente para as manicures, pedicures e as depiladoras. “O contato com o sangue contaminado é a forma mais comum de transmissão das hepatites virais, que nem sempre apresentam sintomas”, lembra.

Saiba mais:

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo estimativas, bilhões de pessoas já tiveram contato com vírus das hepatites e milhões são portadores crônicos.

São doenças causadas mais comumente pelos vírus A, B, C ou D, que provocam inflamação no fígado. São silenciosas, pois nem sempre apresentam sintomas. Além disso, têm grande importância pelo número de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicações das formas agudas e evolução para formas crônicas, podendo levar à cirrose e ao câncer de fígado.

As hepatites A e E são transmitidas pela contaminação das mãos levadas à boca e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos.

Já as hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue, esperma e secreção vaginal através da relação sexual. Dessa forma a transmissão pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados como: lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens; instrumentos utilizados em uso de drogas injetáveis, inaláveis e pipadas, acidentes com exposição de material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de esterilização.

A grande maioria das hepatites não apresentam sintomas ou então, apresentam sintomas como febre, mal estar, desânimo, dores musculares, icterícia (conhecida popularmente como amarelão), urina avermelhada e fezes claras, podendo evoluir para cirrose e até a morte da pessoa contaminada.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Estimativas do Ministério da Saúde indicam que milhões de brasileiros são portadores do vírus B ou C sem que tenham conhecimento. As duas variações da doença podem evoluir e causar danos graves ao fígado, como cirrose e câncer.

Os vírus que causam as hepatites diferem entre si, com evolução e tratamentos específicos. Para as hepatites A e B, há vacinas disponíveis na rede pública. Não há vacina para a hepatite C.

O Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais funciona no Centro de Saúde João de Brito, localizado na Rua Cyríaco Félix de Toledo, 1670, Bairro Aeroporto. Mais informações pelo telefone (67) 3907-5379.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
Mais de 42 mil fazem provas discursivas do CNU 2025 neste domingo
geral
Mega-Sena: prêmio de R$ 12 milhões será sorteado neste sábado
desenvolvimento
MS fecha parceria com Google para acelerar transformação digital
tempo
Fim de semana tem calor e previsão de instabilidade na região
Corumbá e Ladário terão mínimas de 24°C e máximas de até 36°C, aponta previsão
esporte
Copa 2026: Brasil cai em chave com Marrocos, Escócia e Haiti
Plantão
Vizinha aciona os Bombeiros e idoso é encontrado sem vida em apartamento no centro
Moradora estranhou a ausência do vizinho e ligou para central 193
Serviço
Sorteio definiu barraqueiros para área comercial do Jardim de Natal em Corumbá
Política
Quermesse da APAE agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Corumbá
Tempo
Sexta-feira de calor e clima abafado com previsão de pancadas de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 24°C e máxima de 40°C
homenagem
Comunidade de Corumbá celebra missa em homenagem ao Padre Dídimo

Mais Lidas

Política
Governo amplia vagas dos programas Cuidar de Quem Cuida e MS Supera
polícia
Carro invade restaurante após colisão e motorista é detido em Corumbá
Plantão
Vizinha aciona os Bombeiros e idoso é encontrado sem vida em apartamento no centro
Moradora estranhou a ausência do vizinho e ligou para central 193
Movimento Sindical
Nova presidência do Sintrexcol defende mais contratações locais na mineração