Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Geral

Ações de educação influenciam na redução de crimes ambientais em 2023

06 janeiro 2024 - 11h58Gesiane Sousa

Comparando os anos de 2022 e 2023, os dados do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) apontam para uma redução do número de apreensões, prisões e autuações  por crimes ambientais em Mato Grosso do Sul. Para o CPAmb, a queda é resultado de um incremento substancial das ações de educação ambiental, bem como das operações de policiamento ostensivo e preventivo promovidas pelo Grande Comando.

Considerado um dos alicerces fundamentais que orientam as ações do Comando de Policiamento Ambiental, o investimento contínuo em conhecimento é promovido pelo Núcleo de Educação Ambiental e pelo Policiamento Ordinário. Em 2023, o número de ações educacionais chegou à marca de 425 atividades que contribuíram diretamente para a redução do cometimento de crimes ambientais.

Em 2023, as operações de patrulhamento fluvial aumentaram consideravelmente, atingindo o número de 597 em comparação com as 444 realizadas em 2022. Essas incursões, aliadas às fiscalizações terrestres e a estabelecimentos comerciais, resultaram em apreensões de 1.570 kg de pescado e 2.158 petrechos de pesca proibidos, ressaltando o compromisso da instituição com a proteção da ictiofauna de nosso estado.

Houve queda também na incidência de crimes praticados contra a flora, totalizando, neste ano, a apreensão de 714 m³ de madeira provenientes da extração, transporte ou armazenamento irregular.

No âmbito das operações, as unidades de Policiamento Ambiental realizaram 8.750 ações que resultaram na abordagem de 1.947 embarcações e mais de 21.000 veículos, bem como orientação a mais de 39.000 pessoas. Adicionalmente, foram prestados 414 apoios a outros órgãos, evidenciando a abrangência das atividades e o suporte oferecido pelo CPAMB.

Vale ressaltar que no ano de 2023 foi realizada a 8ª Expedição de Educação Ambiental no Pantanal, a qual obteve a 2ª Colocação no Eixo Social do XVIII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública. A ação ocorre anualmente, durante uma semana, ocasião em que especialistas em ensino, biologia e conservação passaram por diversas comunidades ribeirinhas do rio Paraguai oferecendo oficinas interativas, palestras e atividades práticas que abordam temas como biodiversidade, recursos hídricos, reciclagem e práticas sustentáveis. A missão tem como objetivo criar mudanças comportamentais duradouras e estratégias eficazes para a proteção do meio ambiente, bem como prestar assistência à população e aos povos tradicionais da região.

Durante a execução da Operação, foram empenhados 189 policiais militares ambientais que atuaram, em todo o território estadual.No âmbito das operações, as unidades de Policiamento Ambiental realizaram 8.750 ações em 2023. Foto: Divulgação/PMA

Nesta vertente, o Projeto Florestinha também desempenha um papel crucial na formação de mais de 400 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 16 anos, em 6 municípios do estado, ao proporcionar diariamente atividades de educação ambiental. Esses jovens engajam-se em palestras e ações que não apenas enriquecem seu conhecimento sobre a importância da proteção do meio ambiente, mas também agem como multiplicadores de conscientização na comunidade. Ao transmitir princípios e práticas sustentáveis, o Projeto Florestinha não só contribui para a proteção do ecossistema, mas também fomenta a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade.

As ações promovidas pelo Comando de Policiamento Ambiental são fundamentais para a integração do tripé da sustentabilidade, abordando os aspectos ambientais, sociais e econômicos de maneira abrangente. Em seu compromisso com o meio ambiente, o CPAmb atua na fiscalização e combate a atividades ilegais que ameaçam ecossistemas, garantindo a proteção dos recursos naturais. Ao mesmo tempo, o engajamento social se destaca na promoção da educação ambiental, sensibilizando a comunidade sobre a importância da conservação e incentivando práticas sustentáveis. Além disso, tais atividades contribuem para a dinâmica econômica local, criando oportunidades de emprego e desenvolvimento sustentável em atividades relacionadas à proteção ambiental, além de resguardar os setores econômicos para que não sejam afetados com a extração e o comércio ilegal de produtos oriundos da fauna e da flora de nosso país.

Esses resultados reforçam a eficácia das abordagens que priorizam a conscientização e educação das pessoas acerca das legislações ambientais vigentes. O comprometimento do Comando de Policiamento Ambiental em investir nas bases educacionais demonstra a construção de um caminho sólido em direção à proteção ambiental, especialmente na redução dos crimes contra a natureza.

* Informações da Assessoria de Imprensa da PMA


Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Serviço
Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal