Corumbá é a quinta cidade de Mato Grosso do Sul a receber o projeto “Agraer em Ação”, uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Até sexta-feira, 16, equipes levam atendimentos gratuitos à população rural em diferentes comunidades do município.
A proposta é levar cidadania e acesso a direitos previdenciários diretamente às famílias que vivem no campo, por meio de uma van itinerante equipada para oferecer suporte técnico da Agraer e atendimento especializado do INSS.
Entre os serviços oferecidos estão: aposentadoria rural, salário-maternidade, auxílio por incapacidade temporária, benefício de prestação continuada (BPC), pensão por morte e emissão de extratos, consultas e outros atendimentos previdenciários, além de emissão de CAF e orientações sobre o Crédito Rural – Pronaf.
A agenda do projeto “Agraer em Ação” em Corumbá começou na segunda-feira, 12, com atendimentos no Porto Esperança e Rancho da Georgina. No dia 13 foi a vez do Porto da Manga, e ontem, 14, equipes estiveram em Albuquerque.
Nesta quinta-feira, 15, a programação segue com atendimento no Taquaral (Escola Municipal Monte Azul) e amanhã, 16, no Centro de Corumbá.
A assistente social da Agraer e coordenadora do projeto, Yaíza Baís, destaca que a ação tem transformado a vida de muitas famílias do campo. "O Agraer em Ação vem facilitando o acesso da população rural a serviços essenciais. Muitos agricultores e agricultoras familiares que atendemos não sabiam que tinham direito, por exemplo, à aposentadoria ou ao salário-maternidade. Como moram longe da cidade ou estão ocupados com as atividades da roça, acabam ficando de fora dos serviços públicos. Esse projeto aproxima o poder público de quem realmente precisa”.
O projeto já passou por Sidrolândia, Corguinho, Ribas do Rio Pardo e Terenos, sempre com resultados positivos, como aprovações de aposentadorias rurais e benefícios previdenciários que fazem diferença no dia a dia do trabalhador rural.
Com ações como esta, a Agraer reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social e produtivo do meio rural, garantindo que as políticas públicas cheguem a quem está na base da produção de alimentos e do sustento do país. *Com informações da Assessoria
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Prefeitura entrega carteiras de identidade emitidas em mutirão realizado em maio

Últimos dias de inscrições para 230 vagas de Bombeiros temporários

Charles do Bronx volta a MS para evento de MMA em Corumbá
Briga por causa de mulher termina com rapaz esfaqueado no Cravo Vermelho
Bombeiros realizaram o resgate já na madrugada desta segunda-feira, 23

Idosa sofre suspeita de fratura, hemorragia e perde dentes em atropelamento na parte alta
Semana começa com vento moderado e céu nublado
Corumbá e Ladário têm mínima de 14°C e máxima de 24°C

Corumbaense Eduardo Melo é campeão e promessa do Sub-14 paulista

Clarão surpreende Corumbá e outras cidades de MS; hipótese é lixo espacial

Quase metade da população jovem de MS trabalha, mas não estuda
