Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Ação em parceria entre Município e setor privado marca Semana Nacional da Voz

17 abril 2018 - 09h43Prefeitura de Corumbá

Na Semana Nacional da Voz, de 16 a 20 de abril, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), em parceria com o Município de Corumbá e clínica médica VITA, vai promover ação para diagnóstico de problemas relacionados à voz. A iniciativa faz parte da Campanha Nacional da Voz, promovida pela ABORL-CCF, Academia Brasileira de Laringologia e Voz, Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Ministério da Saúde.

O Dr. Fernando Giordano, otorrinolaringologista que atua no Município e em rede privada de saúde, explicou que o Dia Nacional da Voz foi estipulado como 16 de abril em 1999. A ideia brasileira foi reconhecida internacionalmente e a data passou a integrar calendário da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2003. Posteriormente surgiu a ideia no Brasil da realização da Semana Nacional da Voz para promover em todo o país ações gratuitas e beneficentes por serviços públicos e privados como mutirões de avaliações e triagem em pessoas com sintomas sugestivos de doenças da garganta.

A ação que será realizada em Corumbá vai começar nesta terça-feira, 17 de abril. Das 15h às 20 horas, qualquer paciente com distúrbio de voz pode passar pela triagem no Centro de Especialidades Médicas, localizado na rua 7 de Setembro, entre as ruas Cabral e Colombo. Com a triagem, o Dr. Fernando Giordano vai verificar os casos em que há necessidade do exame de videolaringoscopia. Esses pacientes serão orientados a comparecerem na manhã do dia 18 de abril na Clínica VITA, situada na rua Colombo, nº 1419. Eles terão a oportunidade de realizar o exame de maneira gratuita, sem custos para o Município e para os pacientes.

“Serão consultas mais voltadas para problemas de voz. Vamos orientar esses pacientes e avaliar a necessidade do exame para ver se há algum distúrbio na voz, se há ou não câncer, verificar se há nódulo vocal ou alteração estrutural mínima que contribui para uma voz com qualidade vocal não tão boa. Nós, da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, estamos coordenando essas ações. Cada cidade no país que tem profissionais que fazem parte dessa Associação está realizando a campanha à sua maneira. É um meio de divulgar e explicar problemas relacionados à voz”, explicou Dr. Fernando.

Rogério Leite, secretário municipal de Saúde, acredita que ideias como essa ampliam a assistência médica a pacientes, fortalecem serviços que o SUS oferece e aumentam a disseminação de informações. “Quando o público e o privado agem de maneira a se ajudar mutuamente quem mais ganha com a iniciativa é a população. Perceber que há profissionais comprometidos com o bem-estar em saúde de pacientes mais carentes é muito gratificante. A ação é bastante interessante principalmente pelo fato de o exame de videolaringoscopia só ser oferecido pelo SUS em Campo Grande. Essas pessoas que passarão pela triagem vão poder fazer o exame e receber o diagnóstico na cidade onde moram, podendo iniciar o tratamento de maneira mais rápida”, afirmou o secretário.

De acordo com Dr. Fernando Giordano, modificar alguns hábitos pode proteger a voz e diminuir a possibilidade de problemas nessa região do corpo. O tabagismo, por exemplo, aumenta a possibilidade de distúrbios nas cordas vocais como laringite crônica e câncer. Comer e deitar pode provocar refluxo e prejudicar a laringe, ocasionando distúrbio de voz ou de deglutição. Pigarrear é um hábito que força as cordas vocais levando a problemas. Falar forçando a voz e gritando também é prejudicial. Período seco sem hidratação adequada causa lesões nas cordas vocais. Comidas quentes ou geladas demais prejudicam as cordas vocais de maneira indireta.

O otorrinolaringologista afirmou ainda que o trabalho desse profissional com relação à voz está sempre vinculado à atividade do fonoaudiólogo. Ele explicou que geralmente o diagnóstico do problema é realizado pelo médico, especialmente por meio do exame de videolaringoscopia para avaliação da garganta. O tratamento poderá ser medicamentoso e/ou com fonoterapia, quando o paciente é encaminhado para tratamento com fonoaudiólogo. “O otorrino não vive sem fonoaudiólogo e vice-versa, eles caminham em conjunto”, afirmou Dr. Fernando.

Além da garganta, o otorrinolaringologista também trata de doenças do nariz e do ouvido. As principais enfermidades tratadas por essa especialidade médica são: vários tipos de quadros alérgicos, sinusite, desvio de septo nasal, polipose nasal, distúrbios do sono (apneia), diminuição auditiva, otite, faringite, amidalite, paralisia facial, distúrbio de deglutição, alterações nas pregas vocais e distúrbios do labirinto.

O Município de Corumbá disponibiliza hoje para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dois otorrinolaringologistas e duas fonoaudiólogas. Os pacientes precisam ser encaminhados pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para serem atendidos por esses especialistas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal