Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Ação Corumbá Mais Limpa prossegue com atividades da Secretaria de Saúde

14 janeiro 2017 - 09h31PMC

Na manhã desta sexta feira, 13 de janeiro, a Prefeitura de Corumbá através da Secretaria Municipal de Saúde, deu prosseguimento à Ação Corumbá Mais Limpa com a realização de um grande mutirão pós LIRA no Bairro Aeroporto, zona oeste da cidade. As atividades contaram com a participação de vinte homens do Exército Brasileiro e agentes de endemias do Município.

Após o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti – LIRAa pela Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde no Bairro Aeroporto, constatou-se o equivalente a 10% de infestações, um número considerado de grande preocupação para a saúde do Município. “Por isso estamos começando pelo Aeroporto. Os números apresentaram um índice extremamente preocupante para todos nós.”, enfatizou Grace Bastos, Coordenadora do Controle de Vetores da Secretaria de Saúde.

Ao iniciar as atividades, o Secretário Municipal de Saúde Rogério Leite, saudou a todos os participantes da ação e agradeceu de maneira especial a presença dos militares. Rogério destacou também a importância da atividade para toda a população, garantindo que todos os bairros receberão a ação ao longo do ano. “Estamos dando prosseguimento a um grande projeto idealizado pelo Prefeito Ruiter. Além da proximidade da população em todas as suas iniciativas de governo, o Prefeito deseja em primeiro lugar uma melhor qualidade de vida para cada um dos seus munícipes, por isso estamos incrementando a Ação Corumbá Mais Limpa, chegando cada vez mais perto do cidadão em sua residência e no seu dia a dia”, garantiu o secretário.

Rogério Leite afirmou ainda “Não vamos nos limitar a apenas alguns bairros. O Prefeito Ruiter deseja que a ação chegue a todos os bairros e também na área central da cidade. Dessa forma, durante todo o ano estaremos realizando esta ação que teve início já no segundo dia de mandato do nosso Prefeito. Agora queremos aumentar a quantidade de pessoas envolvidas. Na próxima semana vamos buscar o apoio da Marinha para que os militares do 6º Distrito Naval também estejam envolvidos”.

O LIRAa apresenta-se como uma eficiente ferramenta para acabar em pouco tempo com os principais focos de infestação do mosquito Aedes aegypti. A Gerente de Vigilância de Saúde Viviane Amettla observou também que o LIRAa possibilita a demarcação de áreas consideradas críticas para uma ação emergencial como é o caso do bairro Aeroporto. “Com base no levantamento, tornou-se possível a criação de áreas previamente marcadas para atuação dos agentes de endemias e dos militares com mais força. Hoje por exemplo, vamos atuar no Quarteirão 20, visitando casa por casa, retirando os focos e orientando os moradores em como se prevenir da doença”, afirmou Viviane.

Cada domicílio recebe a visita de uma equipe formada por um Agente de Endemia e três militares. A equipe explica aos moradores os cuidados necessários com atenções redobradas em vasilhas de plantas, lixo acumulado e acúmulos de água.

Na próxima semana a ação vai acontecer no Conjunto Tiradentes com o mesmo efetivo de Agentes de Endemia e dos homens do Exército Brasileiro.

--

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira