Acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) estão enfrentando severas dificuldades para conseguir estagiar na Rede Municipal de Ensino de Corumbá. O estágio não é remunerado e tem prazo para ser cumprido, logo, o processo que deveria ser simples e dinâmico se tornou um pesadelo para aproximadamente 35 alunos do 6º período, que ao procurarem a Escola de Governo, receberam a informação de que devem esperar.
Represente dos alunos, Nathan Jesus da Silva, relata ao Capital do Pantanal, que essa é a primeira vez que uma turma enfrenta tanta dificuldade para obter estágio, ele aponta que alunos do curso de Pedagogia também estão tendo os mesmos problemas. "Desde o dia 31 de julho, quando iniciaram as aulas na universidade, alguns alunos começaram a procurar as escolas e os problemas já iniciaram. Na Escola de Governo, dizem que há superlotação e nos mandam esperar, porém nas escola do município, a resposta é outra, dizem não há estagiários atuando e que há vagas a serem preenchidas", explica Nathan.
Nesta quarta-feira (9), universitários procuraram a Escola de Governo mais uma vez, e segundo os alunos, de maneira ríspida, ouviram que se estão com pressa, devem procurar o município de Ladário ou alguma escola particular. "Nos disseram que iriam fazer um levantamento das vagas e que talvez não teria disponibilidade de estágio no período regular, teriamos que fazer estágio na zona rural da cidade. Mandaram a gente esperar, porém essa espera é impossível pois a universidade dispõe de datas para entregar documentos relacionados ao estágio, ao contrário, a disciplina é cancelada e os alunos irão se atrasar para formar", declara Nathan.
Para não perder disciplina e reinvindicar pelo estágio na Rede Pública de Corumbá, os acadêmicos organizam manifestação a ser realizada amanhã (11), mesmo data em que se comemora o Dia do Estudante. "O ato terá inicio às 9h30, vamos nos concentrar no Jardim da Independência às 9h e seguir em caminhada até a Semed. Nosso objetivo é que tenhamos mais atenção da Secretaria Municipal de Educação, afinal somos futuros educadores".
Assunto na Câmara
A reivindicação dos acadêmicos de Educação Física da UFMS recebeu apoio da vereadora Raquel Bryk durante a última sessão da Câmara Municipal. Ela apresentou requerimento direcionando à Escola de Governo do Município que, conforme decreto municipal, é o órgão responsável pelo credenciamento de instituições de ensino e acadêmicos interessados em recrutar e selecionar estagiários para órgãos e entidades da Prefeitura Municipal.
Raquel disse que tomou conhecimento de que alunos do curso de Educação Física, estão recebendo recusa ao solicitar estágios nas escolas do município. “Queremos justamente saber quais são os motivos dessa recusa”, reforçou lembrando que o estágio é importante para a formação profissional dos estudantes.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã

Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos



Cerca de 35 alunos do curso de Educação Física podem ter disciplina cancelada se não conseguirem o estágio. (Foto: Divulgação/UFMS)


