Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Abertura da China para leite brasileiro vai regular e reaquecer mercado em MS, avalia Silems

24 julho 2019 - 08h40Kamilla Marques

Anunciada nesta terça-feira (23/07), a abertura do mercado Chinês para derivados do leite produzidos no Brasil deve impulsionar a retomada da produção interna e regular os preços para a indústria laticínia, avalia a presidente do Silems (Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Grosso do Sul). O anúncio foi feito pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que está de férias em Mato Grosso do Sul, mas concedeu entrevista à imprensa para comemorar o acesso aos consumidores chineses.

Segundo a ministra, mais detalhes sobre acordo com a China, como os tipos de estabelecimentos brasileiros que estarão habilitados a exportar, e em qual quantidade, deverão ser divulgados amanhã. Tereza Cristina antecipou apenas que, entre os produtos que poderão ser exportados, estão os "não fluidos", como leite em pó, queijos e leite condensado.

A medida deve aquecer a produção das indústrias da região Sudeste, aumentando a demanda por leite, inclusive o sul-mato-grossense, e movimentando toda a cadeia produtiva. “A partir do momento que houver um aquecimento entre as indústrias brasileiras maiores, que já processam estes produtos autorizados a entrar na China, aumentará a demanda pelo leite de Mato Grosso do Sul. Desta forma, os produtores serão mais bem remunerados, e a produção local de leite local, que caiu bastante, será normalizada, beneficiando diretamente toda cadeia produtiva, os produtores, a indústria e o consumidor”, explica a presidente do Silems, Milene Nantes.

A ministra Tereza Cristina também ressaltou que a medida vai impulsionar o segmento. “O Brasil sempre quis ter acesso ao mercado chinês para poder tirar o produto do mercado interno, melhorando o preço para o produtor brasileiro”, diz. Ela lembrou, ainda, da possibilidade de reabertura do laticínio Lactalis, em Terenos (MS), cuja planta industrial está desativada desde 2017. “A expectativa de reabrir e receber e melhorar o leite de Mato Grosso do Sul é grande com esta notícia”, finaliza.

 

Indústria do leite em MS

 

Atualmente, 22 estabelecimentos processam leite em Mato Grosso do Sul, e outros 59 estão registrados na atividade “fabricação de laticínios”, segundo o Radar Industrial da Fiems.

Em 2018 os laticínios do Estado processaram 104,4 milhões de litros de leite, indicando queda de 12% em relação a 2017, quando foram processados 118,5 milhões de litros.

No primeiro trimestre de 2019 foram processados 29,9 milhões de litros de leite pelos laticínios sul-mato-grossenses, indicando queda de 4% em relação ao mesmo período de 2018, quando foram processados 31,3 milhões de litros de leite.

 

Com informações de FIEMS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24