Menu
sexta, 15 de janeiro de 2021
Governo - Janeiro
governo presente janeiro/21
Geral

A Pesada empolga público com São Jorge, o Santo Guerreiro da Fé

03 março 2019 - 23h48Prefeitura Municipal de Corumbá

Comissão de Frente foi composta por dez integrantes representando “Os Mensageiros da Fé”. Os dez mensageiros portavam nas mãos o cajado em dourado, como símbolo de autoridade e poder e o livro que representa o maior legado ao homem que é a palavra do Senhor. Comissão conduziu um tripé para suporte dos cajados.


Mestre-Sala e Porta-Bandeira representaram ‘A Cruz Sagrada’, símbolo do Cristianismo. O Mestre-Sala conduziu o símbolo sagrado da fé cristã e a Porta-Bandeira o pavilhão que é o “símbolo sagrado” da A Pesada.


Primeira ala representou o ‘Trigo’ cereal  de onde se fabrica o pão que é o símbolo sagrado dos cristãos, (o Corpo de Cristo), alimento da última ceia do Senhor, com os apóstolos. Ala seguinte mostrou “Coletores de Uvas”, que é a fruta a partir da qual se fabrica o vinho, símbolo Sagrado dos cristãos, (O Sangue de Cristo), usado na última ceia do Senhor com Os Apóstolos.


Carro Abre-Alas “O Cristianismo, família de Jorge da Capadócia e o Tribuno Militar Jorge, desfilou exibindo esculturas representando dois anjos “os anunciadores”. Ao centro a escultura do Leão de Judá, representando Jesus Cristo o Rei; Jesus é chamado o leão da tribo de Judá porque ele é o rei e sua família era da tribo de Judá. Deus tinha prometido que o salvador viria de Judá. O leão representa a força e o poder, tudo isto influenciou a fé de Jorge da Capadócia.


Carro touxe Nei Colombo, presidente da “A Pesada”, representando Gerôncio, pai de São Jorge, que faleceu em combate, e dona Julieta, esposa do senhor Nei, representando “Policrômia” a mãe São Jorge e uma criança representando o menino Jorge ainda criança.


Ritmistas da Bateria representaram o Exército Romano. Jorge entrou para o exército romano por ser o que mais satisfazia à sua natural índole combativa.  Ala Conde da Capadócia mostrou o título dado a São Jorge, que passou a ser capitão do exército e foi agraciado por sua dedicação ao imperador romano Diocleciano.


Segundo carro alegórico é “Jorge prova sua fé”. Alegoria contou os tempos de escuridão e sofrimento, sete anos de calvário que São Jorge passou  por não ter recusado sua fé no cristianismo. Trouxe escultura do “Lobo” que representa “O Mal”. Como destaque Apolo, o Deus romano cuja estátua São Jorge fez ruir. Desfile ainda mencionou momentos de tormento e martírio do santo durante seu período de calvário.
Ala Escolas de Samba representou as escolas de samba que tem são Jorge como padroeiro oficial. Foi seguida pela ala Corinthians Paulista, clube que tem São Jorge como seu patrono.


Terceiro carro alegórico lembrou a Inglaterra, primeiro país a considerar São Jorge como Patrono. Com escultura de quatro perus, fez referência ao sacrifício de São Jorge, que não foi em vão pois ele se doou por nós. Sua pena simboliza sorte, proteção, fecundidade, clarividência, fantasia, justiça, poder, pensamento, a Lua.


Ala ‘A cruz de São Jorge’ representou os soldados da primeira cruzada. Ingleses que traziam em sua farda a Cruz Vermelha de São Jorge, por Ordem do Rei da Inglaterra.Ala ‘Espada de São Jorge’ simbolizou a “espada” protetora, quebradora de demandas e defensora de quem nela tem fé. Invocação do santo guerreiro esteve presente na ala ‘Estrela de São Jorge’.


Desfile contou com carro ‘A lenda que consagra São Jorge’, na incessante luta do bem contra o mal. Alegoria apresentou a escultura do Cavalo Branco, São Jorge na montaria e dois dragões. Contou também como destaque o rei D. João e Dona Maria católicos, que reinavam em Portugal na época do descobrimento.


Sequência final da escola de samba trouxe o carro ‘Europeus em Terra Brasilis’, o Sincretismo’, como representação da chegada ao Brasil dos europeus católicos e o encontro com os indígenas e suas crenças. Desfile ainda contou no final com alas Tempero de Ogum, Ogans; Crianças e Mães de Santo.

Bateria da Pesada desceu com tudo a General Rondon. Foto: Ana Lima

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPTURA DE ANIMAL
PMA captura tamanduá-bandeira no centro da cidade, o terceiro em 15 dias
EDUCAÇÃO
Termina hoje inscrição para primeira seleção de 2021 do ProUni
COVID-19
MS chega à metade de janeiro com 272 mortes por Covid-19
CAMPANHA SAÚDE MENTAL
Janeiro Branco: Profissionais falam da importância de cuidar da saúde mental
POLICIAL
PRF e PM apreendem 581 Kg de maconha em MS
Utilidade
O melhor formato de vídeo para o seu Mac
EDUCAÇÃO
Veja cinco dicas para se preparar para o Enem 2020
EDUCAÇÃO
IEL está com inscrições abertas para o curso de planejamento estratégico
SAÚDE
Centro e Borrowiski recebem ação de combate à dengue nesta sexta e sábado
ECONOMIA
Nascidos em julho podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Mais Lidas

CHUVA FORTE
Tempestade atinge 220 famílias em Corumbá
COVID-19
Criança de 8 morre por coronavírus em MS, somando 2.625 mortes pela doença
POLICIAL
Policiais prendem homens por lesão corporal dolosa e ameaça no Loteamento Pantanal
RECLAMAÇÃO DO CONSUMIDOR
Consumidor paga conta e tem água cortada