Menu
terça, 03 de agosto de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Maio
Geral

A partir de amanhã, Estado só pode repassar verbas para Covid e queimadas

14 agosto 2020 - 10h30Redação com informações do Correio do Estado

De acordo com a Lei Eleitoral, esta sexta-feira (14) é o último dia do prazo legal para que o governo do Estado firme convênios com prefeituras, depois disso, só será permitido repassar recursos que estejam ligados a pandemia da Covid-19 ou as queimadas no Pantanal. Até que as Eleições municipais de 2020 sejam realizadas, os repasses estão proibidos.

Agentes públicos que realizarem transferência de valores dos recursos da União aos Estados e Municípios, e dos Estados aos Municípios dentro do período eleitoral ficam sujeitos a pena de nulidade de pleno direito. A exceção ocorre quanto aos  recursos destinados a cumprir obrigação preexistente para a execução de obra ou serviço em andamento, assim como para atender situações de emergência e de calamidade pública.

A emergência em saúde pública decretada em Mato Grosso do Sul (MS), em relação a pandemia e as queimadas no pantanal, dão o direito de envio de verbas para essas duas situações.

Entretanto, ainda segundo a legislação eleitoral, as transferências vindas instrumentos celebrados anteriormente ao ano eleitoral e “constantes das ferramentas orçamentárias (Lei Orçamentária, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Plano Plurianual)” não poderão sofrer interrupção, já que são compromissos assumidos pelo ente federado com terceiros e decorrentes de procedimentos licitatórios.

De acordo com a Lei nº 201, sobre a responsabilidade dos prefeitos e vereadores, são considerados crimes de responsabilidade desses representantes o recebimento de “transferência voluntária em desacordo com limite ou condição estabelecida em lei. (Incluído pela Lei 10.028, de 2000). Os crimes definidos neste artigo são de ação pública, punidos (…) com a pena de reclusão, de 2 a 12 anos, e os demais, com a pena de detenção, de 3 meses a 3 anos”.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Na Fronteira
Boliviana presa receberia R$ 3.400 para atravessar 17 quilos de cocaína
Vida Criminosa
Idoso condenado por mais de 20 anos de prisão é indiciado por novos crimes
Com proteção
Aulas presenciais da REME retornam após um ano e quatro meses suspensas
Imunização
Veja quem pode se vacinar nesta segunda em Corumbá
Boas Notícias
Estado anuncia melhorias e novo concurso para Educação
Importante
Lei que obriga divulgação de medicamentos disponibilizados na rede é sancionada
Atenção à Saúde
Agosto é o mês de conscientização das hepatites virais
Calendário
As inscrições para o Sisu começarão na próxima terça-feira (03)
Esporte
Circuito de Rua retorna com disputa dos 10 quilômetros em Corumbá
Bombeiros
Tempo seco e instabilidade na temperatura mantém situação de alerta no Pantanal

Mais Lidas

Geral
Dois ônibus de aplicativo são apreendidos por transporte clandestino