Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

A história de Gerrard

29 novembro 2021 - 13h28Redação

Qual o primeiro jogador que vem à sua cabeça quando alguém fala do time do Liverpool? Provavelmente você fecha os olhos e vê uma camisa vermelha número 8 com o nome de Gerrard, um dos maiores jogadores da história do clube.  

Tendo passado 27 anos de sua vida como atleta do Liverpool, Gerrard também atuou por duas temporadas no Los Angeles Galaxy antes de se aposentar e se tornar técnico, tendo já dirigido às equipes do Glasgow Rangers e, recentemente, do Aston Villa desde então.  

No Liverpool, fez muitos gols e deu muitas assistências, mas também viveu anos difíceis sem conquistas na Inglaterra. No entanto, obteve a maior conquista de clubes no cenário internacional, ao comandar sua equipe no título da Liga dos Campeões de 2005, que também foi sua maior conquista pessoal.  

De estreante a capitão  

Steven George Gerrard nasceu em 30 de maio de 1980, e fez a primeira de suas 17 temporadas no time principal do Liverpool em 1998.  

Em sua primeira temporada, atuou por 13 partidas como meio-campista, substituindo o então capitão do time Jamie Redknapp. Na temporada seguinte os dois já dividiam a titularidade no meio-campo quando Gerrard marcou seu primeiro gol como profissional, em uma vitória por 4 a 1 contra o Sheffield.  

No entanto, teve alguns problemas físicos, que o fizeram que se firmasse no time titular apenas na temporada 2001/2001, quando foi titular em 50 partidas e ganhou três taças com a equipe: a FA Cup, a Copa da Liga Inglesa e a Copa da Uefa (hoje Liga Europa) - sendo que nessa inclusive marcou um gol na final contra o Alavés. Foi eleito o novato da temporada na Premier League neste ano. 

Ganhou a Copa da Liga também em 2003, marcando novamente na final, desta vez contra o Manchester United, e neste mesmo ano assumiu o posto de capitão do time.  

Levantando a Champions  

A temporada 2004/05 foi histórica para o Liverpool, mas começou difícil para Gerrard, que sofreu algumas lesões, como uma fratura no dedo do pé.  

No fim da primeira fase da Liga dos Campeões, ele já estava bem e contribuiu marcando um golaço contra o Olympiacos para classificar o Liverpool de forma dramática. 

Nas oitavas de final, duas vitórias por 3 a 1 contra o Bayer Leverkusen deram moral para o time eliminar na sequência a Juventus, com um 2 a 1 em casa e um 0 a 0 fora. A semifinal também foi dramática, contra o rival Chelsea: 0 a 0 no primeiro jogo, e 1 a 0 na volta, com um gol solitário de Luís Garcia, um dos protagonistas da campanha. 

Mas se a semifinal foi emocionante, nada se compara à final contra o Milan, talvez a mais impressionante virada já ocorrida em uma final de Liga dos Campeões.  

Depois de sair perdendo por 3 a 0 no primeiro tempo, o Liverpool tirou forças não se sabe de onde para empatar o jogo, sendo que Gerrard marcou um dos gols. Após a prorrogação, o jogo foi para os pênaltis e o Liverpool terminou campeão, vencendo o principal torneio continental depois de vinte anos de espera. 

Saída melancólica  

Na temporada seguinte, marcou 23 gols em 56 partidas, e foi eleito o melhor jogador da Premier League - vencida, no entanto, pelo Chelsea. O time foi campeão da FA Cup, também nos pênaltis, como algumas pessoas previam, usando um código promocional Betano 

Em 2006/07, uma nova final de Liga dos Campeões, e de novo contra o Milan, que desta vez não deixou sua chance escapar e venceu por 2 a 1, em jogo disputado em Atenas.  

Nos anos seguintes, Gerrard seguiu como capitão e principal jogador do time, mas as conquistas escasseiam. O time ficou sem disputar nenhuma final por seis anos, até que venceu a Copa da Liga em 2012 nos pênaltis.  

Em 2013, Gerrard chegou a 400 jogos pela Premier League no mesmo dia em que marcou três gols contra o rival Everton.  

Sua maior chance de conquistar a Premier League viria na temporada 2013/14. O Liverpool liderava a competição até a antepenúltima rodada, quando enfrentou o Chelsea, e foi derrotado exatamente após um escorregão de Gerrard, o que ofuscou uma temporada com 13 gols e 13 assistências. A temporada 2014/15 seria sua última pelo clube, sendo que sua última aparição foi em uma derrota por 6 a 1 contra o Stoke City - Gerrard fez o gol de honra do Liverpool. 

Aposentadoria na MLS 

Gerrard foi anunciado como reforço do LA Galaxy em janeiro de 2015, mas só estreou pelo time em julho daquele ano. Em suas duas temporadas nos Estados Unidos, atuou em 35 partidas e marcou 5 gols.  

Aos 36 anos, seu último jogo como jogador do Galaxy, e portanto como atleta profissional, foi em 6 de novembro de 2016, em um jogo de playoffs da MLS contra o Colorado Rapids. A partida foi para os pênaltis, e o gol marcado por Gerrard não impediu a eliminação de sua equipe, já que o camisa 10 do México Giovani dos Santos e o inglês Ashley Cole falharam em suas cobranças. 

Pela seleção inglesa, o meia atuou em 114 partidas, tendo marcado 21 gols.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Casos de síndrome respiratória aguda grave sobem no país
Geral
Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas
Geral
Motorista que morreu em batida com ônibus na BR-262 estava a caminho de fazenda para buscar filhos
Geral
Empresário alvo de operação contra fraudes em licitações recorre ao TJMS e tem liberdade negada
Geral
Seca baixa nível do Rio Paraguai e paralisa exportações de minério em Mato Grosso do Sul
Geral
Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%
Geral
Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue
Tempo
Sexta-feira amanhece com 24 graus em Corumbá
A temperatura máxima pode chegar a 33°
Geral
Balanço de combate ao furto de energia registra mais de 7 mil irregularidades em 2023 no MS
Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira