Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

“60 Anos da Subseção de Corumbá”

14 maio 2018 - 18h03(*) Marco Rocha e Gabriel Marinho

A Subseção da OAB-MT de Corumbá foi criada em 10 de maio de 1958, após uma movimentação dos advogados locais, que culminou com a expedição de um ofício para a OAB-MT, em Cuiabá, solicitando a presença de um dos conselheiros da Seccional, para instalação daquela unidade.

Na sessão do Conselho Seccional da OAB-MT, de 1º de dezembro de 1960, em Cuiabá, foi anunciada a eleição de uma diretoria provisória da Subseção de Corumbá, composta por Estefesson de Figueiredo (presidente), Caio Leite de Barros (vice-presidente), Hélio Sachser de Souza (Secretário) e José Luís de Carvalho (tesoureiro). De se registrar, ainda, a criação da Comissão de Ética e Disciplina, composta pelos advogados Amarísio de Oliveira, Joaquim Ananias Maciel e Herbert F. A. de Figueiredo, bem como da Comissão de Defesa e Assistência, composta pelos causídicos Ubirajara Sebastião de Castro, Luiz Orro de Campos e Edimir Moreira Rodrigues.

O primeiro presidente efetivo da Subseção de Corumbá foi o advogado Caio Leite de Barros (1958-1960), seguido por André Melchíades de Barros (1960-1962), Hélio Sachser de Souza (1962-1964), Nênio Leite de Barros (1964-1968), Edimir Moreira Rodrigues (1969-1970), Estefesson de Figueiredo (1971-1972), Joilce Viegas de Araújo (1975-1976) e Anízio Bispo dos Santos (1977-1979).

Entre 1932 e 1933 haviam 2 Subseções no Estado de Mato Grosso (Cuiabá e Campo Grande). Em 1933, Cuiabá foi alçada à condição de sede da Seccional de Mato Grosso, mantendo Campo Grande com status de subseção. Entre 1933 e 1979 funcionou a Seccional de Mato Grosso, sediada em Cuiabá, com extensa abrangência territorial, correspondente ao Estado uno. Nesse período, a Seccional de Mato Grosso chegou ao número de 8 (oito) Subseções, as quais receberam ordem numérica somente em 1977, através da Resolução 13/77, do Conselho Seccional, atribuindo-se a condição de 1ª Subseção a Corumbá, 2ª Subseção a Campo Grande, 3ª Subseção a Três Lagoas, 4ª Subseção a Aquidauana, 5ª Subseção a Dourados, 6ª Subseção a Rondonópolis, 7ª Subseção a Barra do Garças e 8ª Subseção a Cáceres.

Com a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, em 1977, e sua efetivação em 1979, a Seccional da OAB-MS foi criada pelo Provimento 42/78, do Conselho Federal, sendo que a OAB-MT designou a primeira eleição para a OAB-MS, através da Resolução 23/78, do Conselho Seccional, tendo sido eleito o 1º presidente da OAB-MS Wilson Barbosa Martins (Chapa Integração), que venceu o advogado Adeir Ávila de Andrade (Chapa Bandeirantes).

No período da OAB-MS, isto é, de 1979 até os dias de hoje, presidiram a Subseção de Corumbá os advogados Ubirajara Sebastião de Castro, Antônio Vieira de Almeida, Walter Mendes Garcia, Alcindo Cardoso do Valle, Walmir Coelho, Carlos de Barros Rodrigues Leite, Lício Benzi Paiva Garcia, Marcelo de Barros Ribeiro Dantas, Maurício Fernando Barboza, Alcindo Cardoso do Valle Júnior, Luiz Fernando Toledo Jorge, Dirceu Rodrigues Júnior e, atualmente, Roberto Ajala Lins.

Esse pequeno escorço histórico é uma singela forma de homenagear aqueles que dedicaram uma parte de seu tempo à advocacia corumbaense e à 1ª Subseção de Corumbá. A advocacia sul-mato-grossense regozija-se e com o sexagésimo aniversário da 1ª Subseção de Corumbá, onde figuraram e figuram advogados e advogadas de escol, que abrilhantam a história da advocacia brasileira.

(*) Marco Aurélio de Oliveira Rocha é Secretário-Geral e Gabriel Affonso de Barros Marinho é Coordenador das Comissões da Ordem dos Advogados do Brasi, Seccional Mato Grosso do Sul

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas