Alerta de grande perigo, emitido pelo INMET, indica possibilidade de chuvas acima de 100 mm em 24 horas.
(Foto: Bruno Rezende/Governo do MS)
A Defesa Civil Nacional emitiu alerta para uma forte tempestade que deve atingir parte de Mato Grosso do Sul, entre domingo (16) e segunda-feira (17). 
O aviso de grande perigo (alerta vermelho) foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a área de maior risco.
O aviso vermelho emitido pelo Inmet indica que a tempestade pode provocar chuvas acima de 100 milímetros (mm) em 24 horas e até queda de granizo. Segundo a meteorologista do instituto, Marcia Seabra, existe uma condição para a formação de um ciclone extratropical.
A meteorologista explica que o ciclone vai se formar entre sábado e domingo e se deslocar para o oceano. “Porém, ele vai dar origem a uma frente fria que vai transitar entre os estados do Sul e em parte do Centro-Oeste”.
Diante do cenário, foi feita, nesta sexta (14), uma reunião de preparação com as defesas civis estaduais e municipais. O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, afirmou que essa reunião organiza as ações para o fim de semana, segundo divulgou o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
Ferramenta
Braun acrescentou que o sistema conta com ferramentas como o Defesa Civil Alerta, implementado em todo o território nacional. Ele ressalta que o sistema utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros para celulares em áreas de risco elevado.
Nos casos de alertas, as informações aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos e podem soar mesmo se estiver em modo silencioso. Não é necessário cadastro prévio e o serviço é gratuito.
A ferramenta traz, por exemplo, informações sobre as medidas de proteção que devem ser tomadas. “A população precisa ficar atenta aos alertas e adotar as medidas de autoproteção disponíveis nos canais das defesas civis”, acrescentou o diretor do Cenad. *Com informações da Agência Brasil
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Prefeitos de MS recebem orientações sobre reforma tributária e precatórios
Mega-Sena com prêmio acumulado em R$ 8 milhões
Fim de semana terá calor e chuvas isoladas em Corumbá e Ladário
Sindicato convoca assembleia sobre proposta da EMFX Mineração
Dia Mundial do Jovem Adventista mobiliza ações solidárias em MS
Polícia Civil adota novo protocolo para atender vítimas de violência
Morre Chuck Norris, ícone dos filmes de ação de Hollywood, aos 86 anos
Bombeiros atendem aluno após queda em escola no centro de Ladário
Conmebol sorteia grupos da Copa Libertadores 2026