Após a crítica situação de combate ao fogo durante esta quarta-feira, 07, a chuva de hoje está contribuindo para reduzir o fogo na região.
(Foto: Reprodução de vídeo)
Equipes que aturam nesta quarta-feira, 07 de agosto, no combate ao incêndio que atingiu as margens da BR 262, infelizmente não puderam contar com o apoio de lançamentos de água por aeronaves. De acordo com o boletim diário da Operação Pantanal 2024, divulgado às 23h20 de ontem, o vento forte na região, acima de 50 km/h, não permitiu a utilização do recurso aéreo.
O fogo na BR 262 teve origem na cidade de Miranda, próximo à região de Salobra. As chamas ganharam força e atingiram a margem da rodovia durante o dia de ontem. Devido o grande volume de fumaça e o risco de fogo na pista, o trânsito chegou a ser interrompido no trecho entre Miranda e Corumbá.
Uma equipe composta por 18 militares de Mato Grosso do Sul permaneceu no local realizando combate direto para controlar a situação considerada crítica nas proximidades do Parque Estadual do Rio Negro e nas áreas ribeirinhas. Os Bombeiros concentram suas ações para proteger a população ribeirinha.
Nesta quarta-feira (07), a cidade enfrentou temperaturas de até 37 °C e rajadas de vento acima de 50 km/h, o que impossibilitou a atuação das aeronaves. Bem diferente deste cenário, esta quinta-feira, 08 de agosto, amanheceu com chuva, ventos de 20 km/h e uma umidade relativa do ar de 70%.
De acordo com informações atualizadas dos Bombeiros, a chuva que chegou ainda durante a madrugada estão ajudando na redução dos focos. Neste momento, as equipes estão realizando o trabalho de rescaldo, já que ainda há muita brasa. Os militares ressaltam que o trabalho de rescaldo é de grande importância para prevenir o reacendimento dos focos de incêndio. A previsão é que a baixa temperatura e o tempo chuvoso permaneça até amanhã, sexta-feira, 10 de agosto.
Sete focos de incêndio ativos
O Pantanal de Mato Grosso do Sul tem no momento sete focos de incêndio ativos. Um deles atinge o município de Miranda, próximo à região de Salobra, e se estende até a BR-262. Outro foco abrange as proximidades da Fazenda Caiman e há também incêndios nas imediações da região de Nabileque, especificamente na divisa entre Bolívia e Mato Grosso do Sul, nas proximidades da comunidade indígena Kadiwéu. Alguns focos também se mantêm ativos nas proximidades da Serra do Amolar - perto do Paiaguás -, e nas imediações do Passo da Lontra, na Estrada Parque.
Além dessas regiões onde os combates estão em andamento, uma área de alerta nas proximidades do Porto da Manga permanece sob monitoramento. Nos municípios de Corumbá, Aquidauana e Campo Grande, quatro equipes especializadas em incêndios florestais reforçam os trabalhos de combate às ocorrências de incêndios em vegetação no perímetro urbano.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Carro boliviano capota na fronteira e motorista é socorrida por populares
Ponte sobre o Rio Paraguai tem tráfego interrompido neste fim de semana
Exército realiza programação especial em Corumbá em homenagem ao Dia do Soldado
Corumbá terá fim de semana ensolarado e sem previsão de chuva
Movimento de capoeira trava coluna de professor na Praça do Cravo
Caminhão-baú sai da pista e tomba em ribanceira de 10 metros na BR-262
Sexta-feira com amanhecer ameno e elevação gradual de temperatura em Corumbá e Ladário
Como o Copy Trading com Robôs Pode Simplificar Sua Jornada no Trading
Quinta-feira amanhece gelada em Corumbá e Ladário