Crianças da Ong Instituto Novo Olhar participaram da ação.
(Reprodução Vídeo)
A ação de limpeza realizada nesta quarta-feira (22) nas prainhas do Porto Geral de Corumbá contou com os esforços do Corpo de Bombeiros, funcionários da Sanesul e da Ong Instituto Novo Olhar. O movimnto ocoreu em alusão ao Dia Mundial da Água e retirou da orla e das águas do rio Paraguai 2,5 toneladas de lixo.
As prainhas são muito frequentadas, principalmente durante os finais de semana, quando as pessoas se reúnem na beira do rio como opção de lazer, o problema é que ao deixarem o local, diversos resíduos solídos ficam para trás, degradando o meio ambiente e prejudicando a captação de água do município.
De caiaque, Bomeiros retiraram lixo das águas do rio. Foto: Reprodução VídeoPara a tenente do Corpo de Bombeiros Militar, Maria Ester, incluir as crianças na ação é uma forma de conscientizar os futuros adultos para serem mais responsáves com o meio em que vivem, além disso as crianças são multipladores do conceito entre os familiares.
Para retirar todo o lixo encontrado na margem do rio, foram necessários utilizar muito mais que sacolas e boa vontade, equipamentos pesados como retroescavadeiras e caminhões foram utilizados para remover as mais de duas toneladas de resíduos solídos encontrados na localizadade. A ação pede pela responsabilidade e conscientização dos frequantadores das prainhas, para que descartem corretamente o lixo que produzem enquanto aproveitam o espaço público.
O tenente dos Bombeiros, Silvanei Barbosa, destaca que a campanha é principamente educativa para chamar a atenção dos frequentadores, que devem se atentar para as consequências de suas ações. Ele enfatiza, que o lixo deixado na prainha vira criadoro do mosquito da dengue e causa poluição nas águas do rio Paraguai, fonte de onde sai a água consumida por todos os moradores da cidade.
Leia Também
Segunda-feira de tempo firme e céu encoberto em Corumbá e Ladário
Ponte sobre o rio Paraguai sofre nova interdição neste fim de semana
Homem leva pedrada após briga com o irmão no Conjunto Camalote
Motociclista sofre fratura exposta após colidir com carro no Maria Leite
SHR Miner: Ganhe Mais de US$ 1.770 por Dia por Meio de Contratos de Mineração em Nuvem!
Motociclista sofre traumatismo craniano após bater em carro estacionado
Frente fria traz chuva e derruba as temperaturas neste fim de semana
Mendonça incluiu Flávio Bolsonaro como investigado no caso Dark Horse
Plano de marketing vai orientar promoção de Corumbá nos mercados turísticos