Programação dos blocos independentes da capital iniciam nesta quinta-feira (16).
(Daniel Reino/FCMS)
Estimativas apontam que o carnaval de Campo Grande deve levar para as ruas e desfiles, mais de 200 mil pessoas nos dias de folia. A festa tem o apoio da prefeitura municipal e também do Governo do Estado, que através da Fundação de Cultura será correalizador do carnaval de rua fornecendo toda a estrutura de som, luz, palco e banheiros. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar irão garantir a segurança nos dias de folia.
No dia 16, a partir das 16h, na Orla Ferroviária entre a rua Laguna e Avenida Ernesto Geisel o bloco Evoé Baco faz a sua concentração e desfile, o bloco fundado por artistas de teatro, traz o cortejo cênico como momento chave do evento.
No dia 17 o bloco Farofolia abre oficialmente os festejos na Esplanada ferroviária, com uma festa cheia de fantasias, serpentinas e muito glitter a partir das 15h, nesse dia o bloco espera pelo menos 3 mil pessoas curtindo o carnaval de rua da capital. No mesmo dia, a partir das 15h, o Bloco do Reggae, traz todo o som contagiante desse estilo com as aparelhagens em frente à escultura do trem Maria Fumaça, na Avenida Mato Grosso.
Dia 18 e dia 21 será a vez do Cordão Valu, um dos maiores blocos de rua de MS, que promete arrastar uma multidão ao som de samba, marchinhas e muito axé, segundo Silvana Valu, coordenadora do bloco, “a expectativa é de muita festa e alegria, estamos há 2 anos sem ir pra rua e será um momento de muitos abraços, beijos e muita gente comemorando, brilhando na Esplanada, que é a nossa casa”.
Para o secretário da Setescc (Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Marcelo Miranda, o apoio do Governo do Estado aos blocos de rua é fundamental para a realização de um carnaval pleno, “A folia carnavalesca de rua é um dos aspectos mais importantes e autênticos do Carnaval popular. É nesses eventos que as pessoas tem a oportunidade de verdadeiramente brincar o Carnaval e que muitos aproveitam para gerar renda”, afirma o secretário.
Nos dias 19 e 20, o bloco Capivara Blasé coloca o bando na rua, como eles chamam os foliões, neste ano a coordenação espera cerca de 120 mil pessoas nos dois dias de desfile do bloco, para o fundador Vitor Samúdio “vai ser emocionante ver todo mundo na rua a Pandemia nos manteve longe do carnaval e agora, com todo mundo seguro de novo vamos festejar muito e nos entregar nesse carnaval”.
O carnaval de rua também vai acontecer nos bairros, o bloco Subaqueira da Bahia vai sair na praça Cuiabá, no dia 20. E para fechar o carnaval na Esplanada, o Bloco Farofa Com Dendê faz seu cortejo e concentração na frente do Monumento do trem Maria Fumaça, pra finalizar o carnaval de rua de campo Grande com muito axé.
O presidente da Fundação de Cultura, Max Freitas frisa a importância da tradição do carnaval de rua em Campo Grande. “É muito importante para nós correalizarmos o carnaval de rua da Capital, entendemos que é uma multidão de pessoas que festejam e isso gera empregos, renda e já traz turistas pra cidade pra curtir esse momento, o governo não pode ficar fora desse movimento e a Fundação de Cultura quer cada vez mais fomentar, além do desfile das escolas de samba, os Blocos Independentes que já são tradicionais em nossa cidade e estado”.
Leia Também
Corumbá conquista títulos nas oito modalidades da Fase Regional dos JAMS 2026
Jovem fica ferida após queda de bicicleta elétrica no centro de Corumbá
Bombeiros resgatam cachorra presa no vão entre duas casas em Ladário
Colisão entre carros deixa condutora ferida em Corumbá
STF faz nesta manhã sessão que analisará conversas de Moraes e Vorcaro
Terça-feira de sol e tempo firme em Corumbá e Ladário
Saiba as novas regras da Anac para passageiros indisciplinados
O Tera chegou quando o T-Cross já estava cansado: como a Volkswagen recuperou o trono dos SUVs com um carro mais barato e mais honesto
Lhg Mining consolida operações em Corumbá e Ladário com foco em eficiência e desenvolvimento local