As aulas presenciais estavam suspensas no Estado desde 17 de março de 2020.
(Chico Ribeiro)
Os 205 mil estudantes atendidos pela Rede Estadual de Ensino (REE) voltaram às atividades de forma 100% presencial nesta segunda-feira, dia 4 de outubro. O caminho até essa retomada foi longo, as aulas presenciais estavam suspensas desde o dia 17 de março de 2020, devido o avanço da pandemia causada pelo Coronavírus. Durante a suspensão os alunos continuaram estudando remotamente e depois de maneira híbrida, alternando aulas virtuais e presenciais.
O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, que é presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, relatou que o retorno às aulas se trata de uma decisão “madura e tranquila”, sendo um marco importante para volta à normalidade.
“O retorno às aulas é fundamental para que a gente tenha 100% dos alunos nas salas de aula. Começamos em agosto com o sistema híbrido, que foi importante naquele momento, mas agora temos muito mais segurança para o retorno de todos os alunos. Lembrando que temos vacinas disponíveis aos adultos e adolescentes”.
Riedel ponderou que a volta as aulas presenciais serão acompanhadas de perto pela área da saúde e educação. “Também temos que agradecer aos professores por toda dedicação e disposição durante a pandemia, muitas vezes tendo que enfrentar situações difíceis neste período”.
Biossegurança e infraestrutura
Ainda no decorrer de 2020, o Governo do Estado investiu mais de R$ 3,6 milhões na aquisição de itens de Proteção Individual para estudantes, profissionais da REE e no reforço dos materiais de limpeza para as escolas. Foram comprados e distribuídos termômetros digitais, borrifadores, totens e insumos como galões de álcool em gel, além de máscaras e luvas descartáveis, máscaras laváveis e frascos de álcool em gel.
Para Édio de castro, secretário de educação, o retorno presencial nas escolas também vai incentivar a vacinação entre os adolescentes. Foto: Divulgação“O que nos deu segurança foi que 94% da população adulta já tomou ao menos a primeira dose, e 75% deste grupo já foi vacinado com a segunda dose. Nosso público que volta às aulas é de 12 a 18 anos na rede estadual, e 63% já foram vacinados”, descreveu o secretário Édio de Castro.
Édio também destacou que o retorno dos alunos ainda vai ajudar a saúde na busca dos jovens que não vacinaram. “Vamos saber o motivo do adolescente não tomar a vacina. Foi por falta de informação?, é devido a localização?, então podemos ajudar a ampliar esta vacinação”.
Durante o período de suspensão das atividades presenciais, as reformas nas escolas seguiram com mais de R$ 90 milhões investidos somente entre os meses de março de 2020 e julho de 2021. Desde 2015, mais de 270 unidades da Rede Estadual foram atendidas, passando da marca de 660 intervenções realizadas (entre reformas, obras em geral, readequações nas redes hidráulica e elétrica, pintura e acessibilidade).
O Governo do Estado, por intermédio da SED, já investiu mais de R$ 350 milhões em reformas e intervenções. Até o final de 2022, estão previstos mais R$ 150 milhões para o atendimento às escolas da Rede.
Leia Também
IBGE abre inscrições em seleção para 8,2 mil vagas de nível médio
Brasil estreia hoje na Copa do Mundo em jogo contra o Marrocos
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 12 milhões
Fim de semana terá chuva isolada e trovoadas em Corumbá e Ladário
Do amor ao empreendedorismo: casal transforma romance em negócio doce
Cadela resgatada pelos bombeiros em Corumbá aguarda adoção
Estudo indica desafios das políticas de combate ao trabalho infantil
Identificado motorista que morreu em tombamento de carreta na BR-262
Tombamento de carreta causa morte de motorista na rotatória de acesso à Bolívia