Na proposta encaminhada a Fundação do Meio Ambiente, a Praça da República seria a primeira a ser transformada em Bosque.
(Divulgação)
O vereador Nelsinho Dib está sugerindo à Prefeitura Municipal, a realização de um projeto de arborização na cidade, para transformar as praças públicas em bosques urbanos, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida à população, amenizando principalmente o forte calor na região.
A sugestão foi feita na última sessão da Câmara, por meio de um requerimento em regime de urgência. Na oportunidade, o vereador solicitou à diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal de Corumbá, Ana Cláudia Moreira Boabaid, que sejam realizados estudos nesse sentido, e tornar a cidade mais arborizada.
“Transformar as praças públicas em bosques urbanos será de grande importância para todos, e o projeto poderia ser iniciado pelo Jardim da Independência e Praça da República, com o plantio de arvores da região, servindo de modelo para as demais existentes na área urbana de Corumbá”, citou.
O projeto é sugestão do vereador Nelson Dib. Foto: DivulgaçãoO vereador diz que a cidade precisa de uma melhor arborização, a exemplo do que acontece com Campo Grande, “considerada a cidade mais arborizada do Brasil”, observou. “Somos a ‘Capital do Pantanal’, mas nossas ruas e praças públicas carecem da implementação de um programa de arborização urbana, que propiciará melhoria no microclima da cidade, com a retenção de umidade do solo e do ar e, principalmente, oferecer conforto térmico à população, gerado pela sobra das árvores que irão servir de proteção, abrigo e, algumas vezes, fornecer alimentação com seus frutos, aos pássaros e outros animais”, completou.
Residenciais
Nelsinho também solicitou o desenvolvimento de um programa de arborização urbana em áreas de passeio público, das ruas do Corumbella II, no Buriti, bem como nos residenciais Flamboyant I, II e III, em atendimento a pedidos dos moradores locais.
Pediu que, junto com o projeto, seja desenvolvido um trabalho de conscientização ambiental junto a estas comunidades, principalmente em relação aos cuidados a serem dispensados às espécies plantadas, visando a sua manutenção, inclusive com rega e outras ações necessárias.
Florestas
Ainda à Fundação de Meio Ambiente, o vereador solicitou o replantio de plantas ornamentais nas floreiras existentes nas travessias de pedestres localizadas nas ruas centrais, bem como os cuidados necessários de poda e rega, para manter a beleza desses canteiros.
“Temos 42 floreiras e, atualmente, apenas seis estão com algum tipo de planta ornamental. Muitas foram retiradas e, por isso mesmo, é preciso um trabalho de conscientização, de educação ambiental, para que a própria população ajude a cuidar e denunciar quem arranca estas plantas”, reforçou.
Leia Também
Quedas de moto quase simultâneas deixam duas pessoas feridas em Corumbá
Detran-MS suspende sistemas digitais neste final de semana para manutenção
Carreta colide com árvore caída na BR-262
Prefeitura assina contrato de R$ 8,2 milhões para construção de escola no Cristo Redentor
Corumbá e Ladário têm R$ 300 mil previstos para compra de alimentos da agricultura familiar
UFMS abre sete vagas para professores no Campus do Pantanal, em Corumbá
Corumbá celebra Nossa Senhora Aparecida com missas, carreata, procissão e shows
Trabalhador fratura a perna após queda de três metros no bairro Maria Leite
Motociclista fica ferido após queda acidental perto do Senai em Corumbá