Sábado, 13 de Junho de 2026
Após 4 anos parada

Além de produzir energia, usina termelétrica reativada vai gerar empregos e ICMS

29 jul 2021 - 04h27   atualizado em 03/03/2026 às 09h23

Gesiane S. Lourenço

Além de produzir energia, usina termelétrica reativada vai gerar empregos e ICMS Todas as máquinas já estarão em funcionamento até a próxima semana.  (Saul Schramm/Governo)

Com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o governador Reinaldo Azambuja participou nesta quarta-feira (28) da cerimônia de reativação da usina termelétrica William Arjona, em Campo Grande. A unidade vai converter gás natural em energia e assim contribuir com o setor elétrico de Mato Grosso do Sul, além da geração de empregos e arrecadação ao Estado. 

“É importante a retomada de investimentos como a reativação da usina, que estava parada desde 2017. Conseguimos construir esta parceria por meio de incentivos fiscais e participação da MSGás e Energisa. Além de produzir energia, esta unidade vai gerar ICMS, empregos e novas oportunidades ao Estado”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja. 

O ministro Bento Albuquerque citou que a reativação da usina mostra que apesar da crise no setor hídrico, o Brasil e Mato Grosso do Sul têm outras fontes de energia que estão sendo implementadas, o que ajuda neste momento. 

“Aqui é mais um exemplo para superarmos a crise, a usina estava parada e agora vai ter um papel importante neste enfrentamento. Nossa matriz (energia) é diversificada. Só em Mato Grosso do Sul temos 22 empreendimentos de geração de energia sendo instalados”. 

Retorno das atividades 

A frente da usina está o grupo Delta Geração, que entrou no setor após o novo marco regulatório em abril deste ano. A unidade já começou as atividades desde 10 de julho. Todas as máquinas já estarão em funcionamento até a próxima semana. 

O presidente do Grupo Delta, Luiz Fernando Viana, ressaltou que a energia produzida na unidade equivale a 50% do consumo de Campo Grande. “Entramos em operação no dia 10 de julho já com três máquinas, que produz 120 megawatts, na semana que vem vão funcionar as cinco (máquinas), chegando a nossa capacidade de 190 megawatts”. 

Viana revelou que já existe um estudo para ampliar ainda mais esta capacidade máxima. Sobre o gás natural utilizado, a previsão é de 1.350.000 metros cúbicos diários com o uso das cinco máquinas. 

Para o presidente da MSGás, Rui Pires, a reativação da termelétrica vai contribuir com a economia estadual. “O Estado ganha bastante. Toda vez que entra o gás no Brasil, gera ICMS ao Estado. Também contribui ao Brasil, já que estamos diante de uma crise hídrica, a pior dos últimos 91 anos”. 

Ele ainda explicou que a energia gerada na unidade segue para o sistema nacional, mas que dá “segurança energética” ao Estado. “Então é muito boa essa parceria, muito bom eles estarem voltando depois de 4 anos parados, tanto ao Estado, como para o Brasil”, descreveu. 

Primeira com gás natural 

A usina William Arjona foi a primeira termelétrica do Brasil a utilizar gás natural, por meio do gasoduto Brasil-Bolívia. Ela foi inaugurada em 1999 em Campo Grande, mas estava desativada desde 2017. Com sua capacidade máxima, pode consumir 1,3 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia. 

Para o retorno das atividades, o grupo empresarial fez as devidas tratativas com a Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), Energisa, MSGás, Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e Ministério de Minas e Energia, além de outros órgãos representativos do setor. 

Além do governador e ministro, participaram da solenidade a senadora Soraya Thronicke, o deputado federal Luiz Ovando, os secretários Jaime Verruck (Semagro), Eduardo Riedel (Infraestrutura), Geraldo Resende (Saúde), assim como o diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto Assis, e o diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade Júnior, que antes de assumir o órgão de trânsito presidia a MSGás. 

 

 

Leia Também

Do amor ao empreendedorismo: casal transforma romance em negócio doce
dia dos namorados

Do amor ao empreendedorismo: casal transforma romance em negócio doce

Cadela resgatada pelos bombeiros em Corumbá aguarda adoção
Bem-estar animal

Cadela resgatada pelos bombeiros em Corumbá aguarda adoção

Estudo indica desafios das políticas de combate ao trabalho infantil
Direitos Humanos

Estudo indica desafios das políticas de combate ao trabalho infantil

Identificado motorista que morreu em tombamento de carreta na BR-262
Plantão

Identificado motorista que morreu em tombamento de carreta na BR-262

Tombamento de carreta causa morte de motorista na rotatória de acesso à Bolívia
Plantão

Tombamento de carreta causa morte de motorista na rotatória de acesso à Bolívia

Denúncia de incêndio mobiliza Bombeiros e termina com apreensão de fios queimados
Plantão

Denúncia de incêndio mobiliza Bombeiros e termina com apreensão de fios queimados

Motociclista fica ferido após queda no cruzamento das Ruas Delamare e Antônio João
Plantão

Motociclista fica ferido após queda no cruzamento das Ruas Delamare e Antônio João

Dia dos Namorados registra queda nas temperaturas e alerta de chuva para Corumbá e Ladário
Tempo

Dia dos Namorados registra queda nas temperaturas e alerta de chuva para Corumbá e Ladário

Sejusp e Marinha reforçam integração em solenidade no 6º Distrito Naval
Segurança Pública

Sejusp e Marinha reforçam integração em solenidade no 6º Distrito Naval

Corumbá orienta moradores sobre decoração para jogos da Seleção
Trânsito

Corumbá orienta moradores sobre decoração para jogos da Seleção

Mais Lidas

Ex-dirigente de fundação de Ladário é preso com cocaína na BR-262
polícia

Ex-dirigente de fundação de Ladário é preso com cocaína na BR-262

Idosa é resgatada por helicóptero após emergência no Pantanal
geral

Idosa é resgatada por helicóptero após emergência no Pantanal

Prefeitura aguarda intimação oficial para analisar decisão sobre contrato administrativo
Justiça

Prefeitura aguarda intimação oficial para analisar decisão sobre contrato administrativo

PRF intercepta comboio de luxo na BR-262 em Corumbá
Polícia

PRF intercepta comboio de luxo na BR-262 em Corumbá