Menu
terça, 26 de outubro de 2021
Cassems - Melhores e Maiores - Edição 2021
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

181 é ferramenta para denuncia anônima em Mato Grosso do Sul

22 abril 2021 - 10h37Portal do Governo de MS

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul conta com um serviço anônimo de denúncias que mobiliza a sociedade na luta contra o crime e a violência. O Disque Denúncia 181 é uma importante ferramenta que permite ao cidadão ajudar a esclarecer e também evitar que crimes aconteçam. 

Os tipos de crime que podem ser denunciados não se restringem a venda de drogas ou porte ilegal de armas. Também é possível informar sobre pessoas desaparecidas, crimes ambientais, foragidos da justiça, local de desmanche de veículos roubados, mulheres ou crianças que estão sofrendo violência doméstica, entre outros.  

Vale ressaltar que o 181 funciona ininterruptamente 24 horas por dia. Moradores de qualquer um dos 79 municípios podem fazer uma denúncia pela internet ou pelo telefone, sempre que tomar conhecimento de algum delito ou tiver suspeita de que um crime está prestes a acontecer. 

Desenvolvido no estado do Paraná e cedido a Mato Grosso do Sul desde 2004, o Dique 181 começou a operar como narco denúncia para combater o tráfico, e após reformulação em 2011 passou a atender queixas de todos os tipos de crime.  "Em 2019 desenvolvemos um novo software para lançar o site Web Denúncia  e ampliar o atendimento", explicou o coordenador do Disque 181, capitão Antônio Jurca Neto.

A principal característica do serviço é o anonimato, já que o cidadão não precisa se identificar. "Registramos o chamado e encaminhamos para a unidade competente verificar as informações", ressalta o capitão Jurca. Enviadas para os batalhões de Polícia Militar, ou para as delegacias de Polícia Civil, as denúncias não expõem os denunciantes a qualquer tipo de risco.

Permitir que a sociedade faça denúncias e colabore com a segurança pública aumentando a eficiência das ações policiais; estimular o cidadão a adotar um comportamento proativo caso testemunhe ou tenha conhecimento da existência de algum tipo de crime; reunir provas que resultem na punição dos autores de atos delituosos; desencorajar a prática de crimes, contravenção penal e ações antissociais, reduzindo a sensação de impunidade em razão da possibilidade de constante monitoramento por parte da sociedade, estão entre os objetivos do disque denúncia.  

As ligações efetuadas para o telefone 181 não têm custo para o cidadão. O serviço ainda funciona de forma ininterrupta pelo site www.181.ms.gov.br.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande
Casa Rosa: atendimento integrado contra o câncer de mama inaugura em novembro
Ainda sem data
Problemas na aeronave do Exército suspende vacinação contra Covid no Taquari
R$ 9,3 milhões
Cinco bairros são beneficiados por obras no saneamento em Ladário
Parceria
Projetos do IFMS irão transferir tecnologia a escolas públicas
Investimento em Educação
MS recebe mais de R$ 4 milhões do governo federal para expandir Ensino Médio em tempo integral
Oportunidade
Liberado leilão de maquinários da SAD com cadastro prévio para interessados
Destaque
Artesãos de MS participam do 14º Salão do Artesanato em Brasília
Oportunidade
Governo divulga edital de abertura do Concurso da Polícia Civil com 236 vagas
Tempo
Chuva volta de forma isolada nesta terça; tempo firme e calor predominam
Denúncia
Sem resposta, passageira recorre a rede social para reclamar da Buser

Mais Lidas

Denúncia
Sem resposta, passageira recorre a rede social para reclamar da Buser
Acidente
Rapaz sofre fraturas após ser atropelado na saída da quermesse em Ladário
Mundo Novo
Jovem é preso por disparos e porte ilegal de arma de grosso calibre
Procurados
Membros do PCC presos na fronteira com MS são entregues à polícia brasileira