Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

14 de Março: O Arsenal de Marinha aporta em Ladário

14 março 2017 - 11h03PML

Uma avenida onde as famílias passeiam, onde os amigos se encontram e as coisas acontecem. A principal via do município de Ladário, com um calçadão amplo e cruzamentos largos, capazes de abrigar milhares de pessoas para os eventos festivos. Foi nela que, com certeza, muitos casais se conheceram e muitas famílias passaram a ser formadas, e foi nela, na Avenida 14 de Março, que importantes trechos da história do município foram escritos.

O que pouca gente sabe é que o nome da avenida é uma homenagem ao lançamento da pedra fundamental do Arsenal de Marinha de Ladário, lançada em 14 de março de 1873. Foi neste dia, há 144 anos, que a instituição militar se enraizou na fronteira oeste, se transformando em uma grande aliada do município e de sua gente, dando início a uma história de glórias, conquistas e entrelaçamento social com a comunidade pantaneira.

Luiz Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres era o governador da Província de Mato Grosso e, preocupado com a posse definitiva das terras pantaneiras na fronteira, determinou ao capitão de fragata Manoel Ricardo de Cunha Couto que transferisse o arsenal para Ladário. Cunha Couto deu então início às obras de construção dos alojamentos e acabou se transformando em uma grande personalidade militar para a região, tanto que o município também tem uma importante rua com seu nome.

A implantação do Arsenal de Marinha, que a partir de 1945 passou a se chamar Base Fluvial de Ladário, foi de suma importância para o desenvolvimento da região. A presença naval às margens do rio Paraguai, na fronteira com a Bolívia, promoveu a ordem, a disciplina e fortaleceu a conquista desse importante pedaço de chão para a nação brasileira, promovendo a formação da sociedade civil do município.

Apesar de ser a mais antiga cidade de Mato Grosso do Sul, Ladário só foi emancipada em 11 de dezembro de 1953, passando então à condição de município. A Marinha, que mantém na cidade um complexo, o 6º Distrito Naval, ainda hoje é importante para a economia, segurança e socialização da região.

Cerca de dois mil militares trabalham no Distrito Naval, o que representa um grande aporte à economia local. Além disso, os militares participam ativamente da vida social e coordenam operações de segurança na salvaguarda da fronteira oeste e da navegação.

Os militares da Marinha também são os maiores parceiros no atendimento aos ribeirinhos que vivem nas regiões mais distantes do Pantanal, com atendimento médico, odontológico e transporte de socorro de urgência. Nessas regiões só se chega de barco ou de helicóptero, e é preciso o emprego do conhecimento e da técnica que a Força Naval desenvolveu em 144 anos na maior planície inundável do mundo. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira