Com a divulgação do resultado do Enem 2025 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os interessados em ingressar em um curso de graduação da UFMS por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), terão de 19 a 23 de janeiro para inscrição no portal único de acesso ao Ensino Superior. Ao todo, serão ofertadas 3.233 vagas em mais de 120 cursos distribuídos na UFMS de Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e do Pantanal.
A novidade neste ano é que podem participar do Sisu candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023, 2024 e/ou 2025, pois o sistema irá selecionar automaticamente a melhor nota do candidato. É preciso, porém, que tenham obtido nota maior que zero na redação em pelo menos uma dessas edições e que não tenham participado na condição de treineiro. É necessário ainda ter o ensino médio completo.
“Estamos muito contentes, pois parte das nossas vagas é ofertada por meio do Sisu. Esse sistema amplia as oportunidades para estudantes de todo o país, que podem realizar a prova em sua própria cidade e, posteriormente, efetuar a matrícula de forma on-line”, aponta o pró-reitor de Graduação, Cristiano Vieira.
Ainda conforme o pró-reitor, a UFMS tem um papel fundamental na formação acadêmica e profissional dos estudantes, contribuindo diretamente para a produção de conhecimento, a inclusão social e o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “No dia 2 de março, daremos início às aulas com todos os nossos estudantes, e a nossa expectativa é formar, ao longo deste ano, um número cada vez maior de profissionais qualificados, preparados para atuar e transformar a realidade do nosso estado e do país”, complementa.
A participação é gratuita e o acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com o login único do Governo Federal, por meio de uma conta gov.br. Quem ainda não possui, pode criar aqui.
Das 3.233 vagas ofertadas pela UFMS, 862 são para ampla concorrência e 2.371 para atender à Lei Nº 12.711, de 2012, que prevê a reserva para pessoas que tenham cursado o ensino médio em escola pública, quilombolas, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Os cursos, locais de oferta e semestre de início das aulas podem ser consultados aqui.
O candidato poderá escolher duas opções de curso, que poderão ser alteradas, se houver interesse e dentro do período de inscrições, conforme a divulgação da nota de corte diária feita pelo sistema.
A classificação será com base no desempenho obtido nas edições do Enem de 2023, 2024 ou 2025, sendo inicialmente todos os candidatos ordenados na modalidade de ampla concorrência, para fins de classificação e seleção. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei Nº 12.711.
A previsão para o resultado do Sisu é 29 de janeiro. Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das opções terão de 29 de janeiro a 2 de fevereiro para inscrição na lista de espera, também no portal único de acesso.
Mais informações sobre a oferta da Universidade no Sisu podem ser obtidas na página Ingresso UFMS.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Inicia a pré-matrícula para alunos novos da Reme de Corumbá

Governo anuncia ferramentas para orientar candidatos do Enem

EJA é oportunidade para jovens e adultos de Ladário concluírem o Ensino Fundamental

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet

Pré-matrícula digital para novos alunos da Reme de Corumbá começa sábado, dia 17

Enem 2025: Inep divulga notas individuais nesta sexta-feira

Terceira etapa da seleção temporária da educação começa em Corumbá

Fies: prazo para complementar inscrições postergadas começa hoje
Ladário abre seleção temporária para atuação na rede municipal de ensino
Inscrições presenciais ocorrem de 14 a 16 de janeiro; salários chegam a R$ 1,9 mil



A participação é gratuita e o acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com o login único do Governo Federal. (Foto: Divulgação/UFMS)


