Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Educação

Tese de pesquisador corumbaense apresenta cooperativismo como modo de vida

18 junho 2025 - 10h05Gesiane S. Lourenço com Assessoria

Reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Ano Internacional das Cooperativas, 2025 pode se tornar um marco para o fortalecimento do modelo cooperativista diante dos desafios sociais e econômicos globais. A respeito do tema, em 2024, o corumbaense, Cleber Zequetto, educador e pesquisador, desenvolveu sua tese de doutorado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com uma abordagem inédita sobre o tema: o ethos do cooperativismo em seus aspectos culturais, simbólicos e afetivos.  

A tese de Zequetto propõe uma leitura contemporânea do cooperativismo como uma cultura viva, construída por narrativas, afetos e práticas sociais compartilhadas. A pesquisa foi desenvolvida com base em metodologias inovadoras como a cartografia e a semiótica da cultura, envolvendo estudantes, professores e profissionais do cooperativismo no estado de Mato Grosso e em outras regiões do país.

“Ao compreender o cooperativismo como ethos*, revelamos que ele não é apenas uma estrutura econômica ou institucional, mas um modo de vida, uma linguagem afetiva e coletiva que resiste, reinventa e transforma”, afirma Zequetto.

A pesquisa tem sido amplamente difundida em formações de lideranças cooperativistas e de associados das cooperativas, com previsão de publicação em livro ainda este ano. O conteúdo também inspira cursos, mentorias e formações promovidas por Zequetto em parceria com instituições como ICOOP, SESCOOP, cooperativas e organizações sociais em diversas regiões do país.

Como desdobramento natural de sua trajetória acadêmica e prática, Zequetto já se prepara para iniciar seu estágio de pós-doutorado na mesma instituição, a UFMT, aprofundando a pesquisa com foco no tema narrativas cooperativas. A nova etapa buscará compreender como os relatos, símbolos e práticas culturais vivenciadas por cooperados e lideranças cooperativistas moldam identidades, pertencimentos e transformações no cooperativismo brasileiro. A proposta é investigar essas narrativas como um campo estratégico para fortalecer vínculos, inspirar inovação social e promover a sustentabilidade do modelo cooperativo nas próximas décadas.

“Este é o momento certo para lançar luz sobre o valor intangível da cooperação. O Ano Internacional das Cooperativas nos convida a repensar não só estruturas, mas aquilo que realmente sustenta o modelo: vínculos, valores e narrativas.”

*Ethos: conjunto dos costumes e hábitos fundamentais, no âmbito do comportamento (instituições, afazeres etc.) e da cultura (valores, ideias ou crenças), característicos de uma determinada coletividade, época ou região.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Inscrições para o Jet Programme 2026 encerram nesta sexta-feira (19)
Programa seleciona brasileiros para atuar no Japão como Coordenador de Relações Internacionais, prestando apoio à estrangeiros no país
Educação
Rematrícula da Rede Municipal de Corumbá segue até dia 19
Educação
PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última neste domingo (14)
Educação
Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco reforça lazer e convivência
Política
Lei elege 23 de outubro como o Dia Municipal do Profissional em Odontologia
Educação
Gabarito preliminar de concurso docente é divulgado para recursos
Educação
Profissionais podem se cadastrar para atuar na educação técnica em MS
Educação
Ano letivo estadual de MS terá 223 dias de atividades com início das aulas em 9 de fevereiro
Educação
Natal Encantado emociona crianças do Assentamento Tamarineiro I
Educação
Corumbá publica edital de licitação para reforma da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros

Mais Lidas

geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
plantão
Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro
polícia
PRF apreende mais de 155 kg de cocaína após perseguição na BR-060