Menu
terça, 16 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Educação

Ser cidade pequena não exclui Ladário dos riscos no trânsito, alerta diretora da AGEMTRAT

13 maio 2025 - 12h14Gesiane S. Lourenço

Em meio as ações de conscientização a respeito da segurança no trânsito, durante a campanha nacional do Maio Amarelo, o Capital do Pantanal conversou com Rosalina Barcellos, pela segunda vez Diretora Presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte de Ladário (AGEMTRAT). Ela alerta que por se tratar de uma cidade pequena, os moradores de Ladário possuem a falsa ideia de que não correm riscos no trânsito.

"É justamente o contrário. Às vezes, por conhecerem o caminho ou acharem que 'é só um trecho pequeno', as pessoas acabam dirigindo com menos atenção. E é aí que os acidentes acontecem", alerta Rosalina.

Com a missão de conscientizar e salvar vidas, o Maio Amarelo lembra que todos devem assumir sua responsabilidade por um trânsito mais seguro. Pequenas mudanças de atitudes, como respeitar a sinalização e não usar o celular enquanto dirige, é o garante a segurança nas ruas da cidade.

Neste ano, com o objetivo de atingir diferentes públicos, os servidores da Agência Municipal estão realizando atividades educativas para motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas e caminhoneiros de várias idades. De jovem à idoso, todos devem repensar suas ações no trânsito. "Neste ano, a campanha está mais diversa justamente pra alcançar esses diferentes públicos e mostrar que cada um pode colaborar com um trânsito mais seguro", detalha a diretora.

Segundo Rosalina, em Ladário, as irregularidades mais comuns são excesso de velocidade, principalmente nos bairros, uso de celular ao volante, motociclistas sem capacete e pessoas dirigindo sem habilitação. Ela explica que essas são atitudes altamente perigosas, que colocam em risco tanto quem está dirigindo quanto os pedestres.

Fora do Maio Amarelo, a AGEMTRAT mantém seu trabalho de educação e fiscalização, com blitz educativas, ações em escolas, orientações nas ruas e também junto à outros órgãos, quando necessário. As ações são desenvolvidas não apenas no centro da cidade, onde o tráfego é mais intenso, elas são levadas para todos os bairros do município. "O trânsito está em todo lugar, e nosso papel é alcançar toda a cidade com orientação e informação".

Programação do Maio Amarelo em Ladário

  • 14/05 – Ação educativa e simulação de acidente, com apoio do Corpo de Bombeiros e agentes da AGEMTRAT, na Câmara Municipal, das 9h às 10h30. A atividade será voltada a autoridades civis, militares e estudantes.

  • 16/05 – Palestra voltada ao público idoso, na sede da AAPPIL, às 8h.

  • 20/05 – Blitz educativa em parceria com o município de Corumbá, às 8h, para motoristas, ciclistas e pedestres.

  • 21/05 – Palestras na empresa Granel Química Ltda., às 8h e às 15h, direcionadas aos colaboradores.

  • 23/05 – Caminhada de encerramento local, às 8h, na Avenida 14 de Março, com participação de alunos da rede municipal e estadual.

  • 28/05 – Encerramento nacional do Maio Amarelo, na ACADEPOL, em Campo Grande, com a presença de gestores de todo o estado.

Além da programação principal, ao longo do mês a AGEMTRAT também realiza palestras em escolas da cidade, abordando o comportamento seguro no trânsito com os estudantes.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Inscrições para o Jet Programme 2026 encerram nesta sexta-feira (19)
Programa seleciona brasileiros para atuar no Japão como Coordenador de Relações Internacionais, prestando apoio à estrangeiros no país
Educação
Rematrícula da Rede Municipal de Corumbá segue até dia 19
Educação
PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última neste domingo (14)
Educação
Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco reforça lazer e convivência
Política
Lei elege 23 de outubro como o Dia Municipal do Profissional em Odontologia
Educação
Gabarito preliminar de concurso docente é divulgado para recursos
Educação
Profissionais podem se cadastrar para atuar na educação técnica em MS
Educação
Ano letivo estadual de MS terá 223 dias de atividades com início das aulas em 9 de fevereiro
Educação
Natal Encantado emociona crianças do Assentamento Tamarineiro I
Educação
Corumbá publica edital de licitação para reforma da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros

Mais Lidas

geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
saúde
Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital
geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista