A cidade de Aquidauana, distante 294,8 km de Corumbá, irá sediar a partir desta quinta-feira, 26 de junho, o Pantanal Tech MS 2025, um dos principais eventos voltados ao agronegócio sustentável, inovação tecnológica e conservação do bioma pantaneiro. A iniciativa é promovida pelo Governo de Mato Grosso do Sul, através da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), e será realizada até domingo, 29, na unidade universitária da UEMS no município.
Marcada para acontecer às 9h30 de quinta, a abertura oficial contará com a presença de autoridades, representantes de instituições parceiras e produtores locais, além do governador Eduardo Riedel. Com expectativa de reunir mais de 20 mil participantes, a programação abrange palestras, vitrines tecnológicas, oficinas, painéis temáticos, feiras, apresentações culturais e encontros acadêmicos.
Reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho expressa o entusiasmo da universidade com o evento. "O Pantanal Tech MS tem a expectativa de receber mais de 20 mil pessoas nos dias de evento. Nós temos aqui como maior objetivo o grande encontro da produção sustentável do Pantanal", ressalta, completando em seguida.
"São os atores que trabalham com a produção sustentável do Pantanal, então esse é o grande objetivo, onde nós vamos ter aqui palestras, vamos ter feiras, vamos ter agricultura familiar, pecuária, agricultura, economia criativa, shows, muita interação entre a sociedade e a comunidade acadêmica e os produtores, com o único objetivo de produzir de forma sustentável no Pantanal".
A programação completa pode ser acessada no link https://www.pantanaltechms.com.br/programacao-completa.
Conferências e debates estratégicos
Ao longo dos dias, a Arena Paxixi e outros espaços recebem uma série de conferências e mesas redondas com especialistas renomados.
Temas como "Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade", "Tecnologia Plataforma FPS - Fazendas Pantaneiras Sustentáveis", "Sustentabilidade Ambiental", "Tecnologia para Produção Sustentável", "Manejo de Áreas Úmidas", "Inovações em Genética e Reprodução Animal", "Políticas Públicas para a Sustentabilidade" e o promissor "Mercado de Carbono e Pagamento por Serviços Ambientais" são aprofundados, oferecendo insights e caminhos para o desenvolvimento regional.
O Pantanal Tech acontece na unidade da UEMS em Aquidauana. Foto: DivulgaçãoVitrines Tecnológicas
Um dos pontos altos do evento são as Vitrines Tecnológicas. Espalhadas pelo campus da UEMS, essas vitrines oferecem demonstrações práticas de soluções de ponta.
Os visitantes podem conhecer o "Marco Legal do Carbono", sistemas de "Pecuária Pantaneira de Baixo Impacto", o "Meliponário UEMS", inovações em "Controle Biológico", "Tecnologia para Nutrição de Culturas", o projeto "Capim Forte" com biotecnologia da Pantabio, "Sistemas de Integração Pecuária-Floresta", e avanços em "Manejo e Conservação do Solo e da Água", entre outras.
As visitações ocorreram nos seguintes dias e horários: dia 26, das 13h às 16h; dia 27, das 8h às 11h e das 13 às 16h; e dia 28, das 8h às 11h.
Saiba mais em https://www.pantanaltechms.com.br/vitrines-tecnologicas.
Painel Pecuária
No Pavilhão Buriti, o Painel Pecuária funciona como um hub central para tudo que envolve a produção animal. Este espaço multifacetado abriga as "Dinâmicas de Pecuária", com demonstrações práticas de equipamentos e técnicas (como o NutriOpt On-site Adviser, Método Shiva de IA e avaliação de carcaça por ultrassom), além das "Conversas de Cocho" – almoços tecnológicos e mesas redondas que discutem nutrição do rebanho, manejo de pastagens e gestão.
O "Beef-Papo" complementa com debates sobre rastreabilidade, certificação, pecuária orgânica e o promissor setor do novilho precoce.
Encontros técnico-científicos e setoriais
O evento também sedia o "I Encontro Técnico-Científico do Pantanal Tech MS e IX Workshop das Pós-Graduações em Zootecnia e Ciência Animal de MS", promovendo a integração entre academia e setor produtivo.
Com apresentação de pôsteres e debates sobre "Desafios e Potencialidades da Integração Academia e Produção Animal", o encontro aborda temas como Produção Animal, Aquicultura, Ciência Florestal, Direito e Economia Rural.
Encerramento com imersão cultural e ecológica
No seu último dia, 29 de junho, o Pantanal Tech MS propõe uma experiência única de "Contemplação, Gastronomia e Cultura". Os participantes são convidados a explorar as belezas naturais e o patrimônio cultural da região do Paxixi, com passeios ecológicos, degustação da culinária local e atividades de turismo de aventura.
Serviço
Pantanal Tech MS 2025
Dias: 26 a 29 de junho de 2025
Local: Unidade Universitária da UEMS Aquidauana
Mais informações na página do evento: https://www.pantanaltechms.com.br
Entrada gratuita.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última neste domingo (14)

Rematrícula da Rede Municipal de Corumbá segue até dia 19

Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco reforça lazer e convivência

Lei elege 23 de outubro como o Dia Municipal do Profissional em Odontologia

Gabarito preliminar de concurso docente é divulgado para recursos

Profissionais podem se cadastrar para atuar na educação técnica em MS

Ano letivo estadual de MS terá 223 dias de atividades com início das aulas em 9 de fevereiro

Natal Encantado emociona crianças do Assentamento Tamarineiro I

Corumbá publica edital de licitação para reforma da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros



A expectativa é que mais de 20 mil pessoas compareçam ao evento, que é um dos principais do agronegócio sustentável, com foco em inovação tecnológica e conservação do bioma pantaneiro. (Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo)


