Termina nesta sexta-feira (13) o prazo para estudantespré-selecionadosna primeira chamada doPrograma Universidade para Todos (Prouni) neste primeiro semestre de2026 entregarem a documentação para a faculdade privada em que foram pré-selecionados.

O objetivo é comprovaras informações prestadas no momento da inscrição no Prouni, como o comprovante de renda familiar mensal.
É de exclusiva responsabilidade do candidato conferir o local, data, horário de atendimento, meio virtual/eletrônico para envio de documentação.
Como saber se foi selecionado
Os candidatos que se inscreveram no Prouni 2026 podem conferir se foram pré-selecionados diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC). É preciso fazer login da plataforma Gov.br.
Em 4 de fevereiro, o MEC divulgou o resultado da primeira chamada do programa, com mais de 226 mil pré-selecionados.
Bolsas
O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo integrais (100% de gratuidade do valor da mensalidade) e parciais (50%) em universidades particulares para estudantes de baixa renda.
O requisito para ter a bolsa integral é comprovar a renda familiar menor ou igual a 1,5 salário-mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar não pode ultrapassar três salários-mínimos por pessoa.
O MEC comemora que a edição de 2026 é a maior da história do Prouni,com 22 anos de existência.
Neste ano, estão sendo ofertadas 595.374 bolsas,em 895 cursos de 1.046 instituições privadas de ensino superior de todo o país.
Entrega de documentos
De acordo com o edital do Prouni 2026, o candidato pode comparecer à instituição de educação superior ou encaminhar a documentação necessária por meio virtual, conforme definido pela faculdade particular.
A instituição deverá disponibilizar, em sua página eletrônica na internet, o campo específico para o encaminhamento dos comprovantes.
Se a entrega da documentação for presencial, a instituição de ensino superior deve orientar colaboradores para atuarnos locais de oferta de curso em que houver candidatospré-selecionados,nos horários de funcionamento da unidade.
Certificação do ensino médio
Para aqueles candidatos com 18 anos e mais que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 para obter certificação desta etapa de ensino e se enquadram nos pré-requisitos previstos no edital do Enem, podem requerer a declaração de conclusão para apresentar na faculdade.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou documento autenticado naPágina do Participante do Enem, o que permitirá a pré-matrícula dos pré-selecionados em instituições de educação superior decandidatos doProuni.
Segunda chamada
Para quem está de olho nas vagas remanescentes e não foi selecionado na primeira chamada, deverá manifestar seu interesse em participar da lista de espera do Prouni.
O meio é o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior entre os dias 25 e 26 de março de 2026.
O resultado da segunda chamada será conhecido em 2 de março ea comprovação das informações pelos estudantes deverá ser feita de 2 a 13 de março,também diretamente à faculdade privada.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Clarinetista de Corumbá faz vaquinha após aprovação na OSB

Justiça suspende tentativa de greve dos professores em Corumbá

SIMTED pede enquadramento de apoio pedagógico e prefeitura avalia impactos

Zona rural de Corumbá recebe ônibus escolar em reforço ao ensino integral

Corumbá convoca 20 aprovados em processo seletivo para a Educação

Educação de MS define metas e amplia obras para 2026

Corumbá convoca 48 aprovados em Processo Seletivo da Educação; veja lista e prazos

Faculdades de medicina têm até sexta para aderir ao Bolsa Permanência

Corumbá conquista Selo Prata nacional por avanços na alfabetização



Usuário acessando a página do Prouni na internet. (Foto: Juca Varella/Agência Brasil)


