Menu
domingo, 09 de novembro de 2025
Câmara - Novembro Azul
Andorinha - WhatsApp
Educação

Projeto de Lei assegura matrícula de crianças e adolescentes autistas na rede privada

30 outubro 2025 - 08h58Assessoria, Câmara de Corumbá

Tramita na Câmara Municipal de Corumbá o Projeto de Lei de autoria do vereador Matheus Cazarim que obriga instituições de ensino da rede privada de Corumbá aceitarem a matrícula de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como forma de garantir a inclusão escolar e o direito ao acompanhante especializado, conforme a Lei Federal 12.764/2012.

A proposta foi apresentada durante sessão ordinária do Poder Legislativo corumbaense e, conforme Cazarin, além de garantir o direito constitucional à educação inclusiva às crianças e adolescentes com TEA, proíbe a recusa de matrícula, assegurando o tratamento igualitário em todas as instituições de ensino privado, uma forma de prevenir práticas discriminatórias, muitas vezes veladas, que impedem o acesso de alunos autistas às escolas particulares.

Cazarin afirmou que a iniciativa, inspirada na Lei Maria Luiza, de Uberlândia, Minas Gerais, reforça os princípios da Lei Federal nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, e da Lei nº 13.146/2015, que estabelece a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Conforme ele, “Corumbá vai demonstrar, com esta medida, seu compromisso com a educação inclusiva, a dignidade humana e a cidadania plena, promovendo uma sociedade mais justa, solidária e igualitária”.

Pelo Projeto de Lei, as instituições de ensino privado ficam obrigadas a fornecer, por escrito e em documento datado e assinado pelo responsável legal da instituição, toda e qualquer negativa de matrícula a crianças e adolescentes com deficiência, inclusive com Transtorno do Espectro Autista.

O documento de negativa de matrícula deverá conter, obrigatoriamente, a identificação da instituição de ensino; a identificação da criança ou adolescente cujo pedido de matrícula foi negado; e a motivação expressa da recusa, que deverá ser entregue imediatamente ao responsável legal da criança ou adolescente, no ato da negativa, em duas vias, sendo uma de posse da instituição e outra do responsável.

Penalidades

Estabelece que as instituições que descumprirem a Lei ou praticarem recusa de matrícula de forma discriminatória, estarão sujeitas à responsabilização judicial e administrativa, de acordo com a Constituição Federal, a Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990).

São considerados atos discriminatórios a negativa de matrícula sob qualquer justificativa relacionada ao diagnóstico de autismo; a criação de exigências adicionais, financeiras ou burocráticas, que não sejam aplicadas aos demais estudantes; a cobrança de valores extras em razão da condição do aluno com TEA; bem como a recusa ou omissão no fornecimento de acompanhante especializado, quando comprovada a necessidade.

Define que ainda que o Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e dos demais órgãos competentes, deverá fiscalizar o cumprimento desta Lei e adotar as medidas necessárias à sua plena execução.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Estudantes de Corumbá compartilham estratégias e dicas para arrasar no Enem
Educação
Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas
Educação
Enem 2025: saiba como visualizar o local de prova
Educação
Prefeitura de Corumbá entrega aparelhos celulares para uso nas escolas municipais
Educação
Ladário inicia confirmação de rematrículas da rede municipal para 2026
Educação
Inscrições para o Vestibular 2026 da UEMS encerram nesta quinta-feira
Educação
Corumbá abre inscrição para professores temporários a partir de 10 de novembro
Educação
Entenda como é calculada a nota das provas objetivas do Enem 2025
Educação
Alexandre atua pela implantação do ensino médio em Porto da Manga
Educação
Escola rural de Corumbá é premiada por projeto de alimentação escolar

Mais Lidas

polícia
Suspeitos de furto em supermercado de Corumbá são liberados após audiência
saúde
Dr. Victor Rocha fará atendimentos de exame de mama para mulheres em Corumbá
Política
Paulo Duarte entrega R$ 400 mil em emendas a escolas e instituto no Pantanal
geral
Moradores denunciam impactos da mineração em comunidade rural de Corumbá