O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (21) a Medida Provisória (MP) que atualiza o cálculo do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. 

Para este ano, o valor será reajustado em 5,4%, passando de R$ 4.867,77 para R$ 5.130,63, válido para a rede pública de todo o país, com jornada de 40 horas semanais.
O percentual representa um ganho real de 1,5% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2025, que foi de 3,9%.
O piso salarial é o valor mínimo que professores devem ganhar no Brasil. A legislação determina a recomposição anual do valor. A norma define que o piso será atualizado a partir da soma do INPC do ano anterior e de 50% da média da variação percentual da receita real, com base no INPC, relativa à contribuição de estados, Distrito Federal e municípios ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), realizada nos cinco anos anteriores ao ano da atualização.
A lei também determina que o percentual estabelecido nunca poderá ser inferior à inflação do ano anterior, medida pelo INPC. No ano passado, seguindo a mesma regra, o reajuste foi de 6,27%.
As remunerações dos profissionais da educação básica são pagas por prefeituras e estados a partir de recursos do Fundeb, bem como de complementações da União. Por ser uma MP, a medida tem validade imediata, mas precisará ser confirmada pelo Congresso Nacional.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Inscrição para graduação do IFMS vai até sexta-feira, dia 23

MS tem 76,7% das escolas conectadas à internet

UEMS abre 1.284 vagas pelo Sisu com opções para cotas e ampla concorrência

Moinho Cultural inicia inscrições para seleção de crianças em Corumbá

Sisu 2026: inscrições para o ensino superior começam nesta segunda

UFMS oferta 3,2 mil vagas no Sistema de Seleção Unificada

Inicia a pré-matrícula para alunos novos da Reme de Corumbá

Governo anuncia ferramentas para orientar candidatos do Enem

EJA é oportunidade para jovens e adultos de Ladário concluírem o Ensino Fundamental



MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

