O pesquisador Rodrigo Galeano, pós-doutorando e professor substituto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal, foi premiado no dia 20 de maio pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) com o título de melhor tese do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular.
"Foi uma grata surpresa para mim. A Bioquímica é uma área interdisciplinar, mas, normalmente, os estudos ligados à saúde são os que recebem mais destaque. Fico muito feliz que o prêmio de melhor tese do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular foi para um trabalho que estuda a bioquímica de microrganismos para aplicação na agricultura e que foi desenvolvido em Campo Grande e Corumbá, minha cidade natal. É uma grande honra ter o meu trabalho reconhecido pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular", afirmou Galeano.
A pesquisa premiada investigou a aplicação de fungos do gênero Trichoderma como alternativa sustentável para o aumento da produtividade da soja, com menor uso de fertilizantes fosfatados. Orientado pela professora Fabiana Fonseca Zanoelo, o estudo busca soluções agrícolas que reduzam impactos ambientais e a dependência de insumos químicos.
"Na minha tese, buscamos fungos do gênero Trichoderma [...] com características essenciais para promover o crescimento e desenvolvimento de plantas. [...] A escolha do tema foi motivada pelo aumento do preço de fertilizantes fosfatos nos últimos anos, assim como pela demanda crescente por soluções agrícolas sustentáveis que reduzam a dependência de insumos químicos e minimizem os seus impactos ambientais, como a contaminação de água e degradação do solo," explicou o pesquisador.
Entre os destaques da tese estão duas cepas de Trichoderma que promoveram aumentos significativos na produtividade da soja, mesmo com a redução na aplicação de fertilizantes. Também foi observada maior atividade de enzimas no solo, associadas à saúde e fertilidade.
"Os principais resultados do meu trabalho mostram que duas cepas de Trichoderma [...] promovem de forma significativa o crescimento e a produtividade da soja. [...] Esses resultados reforçam o potencial do uso de Trichoderma como uma alternativa sustentável para melhorar a produtividade agrícola e a saúde do solo."
A pesquisa, realizada entre 2020 e 2023, enfrentou desafios no início devido à pandemia de Covid-19, que comprometeu prazos para a realização dos experimentos. Mesmo assim, com muito esforço e a colaboração de colegas e professores, o trabalho foi concluído dentro do prazo previsto.
O pesquisador destaca que o prêmio representa a concretização de uma trajetória iniciada ainda na graduação.“Esse reconhecimento mostra que todos os anos de dedicação valeram a pena. Eu iniciei minha trajetória na pesquisa científica em 2014 sob orientação da Profª Dr.ª Marivaine da Silva Brasil, durante a graduação em Ciências Biológicas na UFMS, Campus do Pantanal, em Corumbá. Hoje, esse prêmio concretiza o esforço e aprendizado durante todos esses anos.”
Ele acredita que os resultados obtidos podem ter impacto direto na agricultura sustentável. “Esta pesquisa nos ajuda a entender melhor como os fungos podem ajudar as plantas a crescer e se proteger, o que pode levar a novas soluções biológicas para melhorar a produção de alimentos de maneira mais sustentável, diminuindo o uso de produtos químicos que fazem mal ao meio ambiente.”
A conquista também reforça a importância da ciência produzida no estado.“Essa conquista é muito importante para a UFMS e para a ciência produzida no estado de Mato Grosso do Sul, pois demonstra a qualidade do trabalho científico desenvolvido na nossa universidade e fortalece sua importância no cenário científico.”
O trabalho foi realizado em parceria entre os campus de Corumbá, Chapadão do Sul e o Instituto de Biociências da UFMS em Campo Grande, com o envolvimento de docentes das áreas de Agronomia, Bioquímica e Microbiologia, cuja contribuição foi essencial para a execução da pesquisa.
A premiação repercutiu positivamente entre colegas e estudantes de graduação e pós-graduação, fortalecendo o ambiente de pesquisa na região e servindo como incentivo para futuros pesquisadores. Galeano já projeta os próximos passos da investigação.
“Estamos dando continuidade a essa linha de pesquisa, aprofundando o estudo dos fungos Trichoderma e suas interações com as plantas em diferentes condições ambientais e culturas, contribuindo para uma produção mais eficiente e amiga do meio ambiente.”
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Inscrições para o Jet Programme 2026 encerram nesta sexta-feira (19)
Programa seleciona brasileiros para atuar no Japão como Coordenador de Relações Internacionais, prestando apoio à estrangeiros no país

Rematrícula da Rede Municipal de Corumbá segue até dia 19
PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última neste domingo (14)

Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco reforça lazer e convivência

Lei elege 23 de outubro como o Dia Municipal do Profissional em Odontologia

Gabarito preliminar de concurso docente é divulgado para recursos

Profissionais podem se cadastrar para atuar na educação técnica em MS

Ano letivo estadual de MS terá 223 dias de atividades com início das aulas em 9 de fevereiro

Natal Encantado emociona crianças do Assentamento Tamarineiro I



Estudo premiado investiga fungos do gênero Trichoderma para aumentar a produtividade da soja com menor uso de fertilizantes químicos. (Foto: Arquivo Pessoal)

