Menu
sexta, 20 de fevereiro de 2026
Governo - Todos contra a Dengue
Andorinha - WhatsApp
Educação

PCAF inicia ano com 295 atendidos e novos cursos

20 fevereiro 2026 - 15h35Danielly Carvalho

O Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF), mantido pela Cidade Dom Bosco, voltou às atividades no último dia nove de fevereiro com 295 educandos inscritos. As turmas estão distribuídas nos períodos matutino e vespertino, atendendo crianças e adolescentes no contraturno escolar.

Pela manhã, participam crianças e adolescentes de seis a 16 anos. À tarde, o público é formado por adolescentes de 12 a 18 anos. A proposta é oferecer atividades que combinem educação, cultura e fortalecimento de vínculos, ampliando as experiências para além da sala de aula.

A programação inclui oficinas de artes visuais, Libras, breaking, balé contemporâneo e música, com aulas de canto, violão e percussão. Para este ano, a novidade é a implantação de um projeto de fanfarra, que deve ampliar a presença dos educandos em eventos culturais e apresentações públicas.

Segundo a coordenadora do PCAF, Karen Simões, o retorno marca um momento simbólico para os participantes. “Cada retomada é uma oportunidade de recomeço para nossos educandos. O PCAF é um espaço de convivência, aprendizado e descoberta de talentos. Nosso objetivo é que cada criança e adolescente se reconheça como protagonista da própria história e encontre aqui apoio para sonhar e construir seu futuro”, destaca.

Entre as novidades de 2026 está a oferta de um curso de qualificação profissional para adolescentes do período matutino, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul (SEAD/MS). A formação aborda noções básicas de preparação profissional e busca orientar os jovens para oportunidades como aprendizes e para o ingresso no mercado de trabalho.

A parceria com a SEAD/MS também garantiu a inclusão de uma oficina de Libras em nível iniciante para as crianças, com atividades adaptadas à faixa etária e foco na ampliação da comunicação e da inclusão desde os primeiros anos.

Já no período vespertino, está previsto para março o início de um curso de qualificação voltado aos adolescentes já inscritos, desenvolvido em conjunto com o Programa Adolescente Aprendiz da Cidade Dom Bosco. A formação terá ênfase em processos seletivos, preparação para entrevistas e postura profissional.

A instituição informou ainda que, em maio, será aberto um novo período de inscrições para adolescentes de 12 a 18 anos interessados nas oficinas e cursos oferecidos pelo programa.*Com informações da assessoria de comunicação da Cidade Dom Bosco.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Fies: pré-selecionados devem complementar inscrição a partir de sexta
Educação
Pé-de-Meia Licenciaturas: cadastro e inscrições começam nesta sexta
Educação
Músico realiza concerto para viabilizar ida à OSB Jovem
oportunidade
Marinha abre 39 vagas para fuzileiros em Ladário
Educação
MEC divulga pré-seleção do Fies no primeiro semestre
Educação
Prefeitura de Corumbá inicia capacitação para novos gestores da Rede Municipal
Educação
UFMS abre processo seletivo para professores substitutos com salários de até R$ 8 mil
Educação
Política de valorização em MS incentiva servidores ao ensino superior
Educação
Programa Jovens do Amanhã oferece 2 mil vagas para cursos com auxílio de R$ 300
Educação
Corumbá convoca mais 62 professores do Processo Simplificado da Educação

Mais Lidas

Polícia
Policial Penal usava viatura para traficar drogas de Corumbá para Capital
Polícia
PF autua empresa de segurança privada no Carnaval de Corumbá
Cultura
Mocidade é a campeã do Carnaval 2026 com homenagem à Tereza de Benguela
Desdobramentos
Agepen promete rigor na apuração de suposto envolvimento de agente com o tráfico