O Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF), mantido pela Cidade Dom Bosco, voltou às atividades no último dia nove de fevereiro com 295 educandos inscritos. As turmas estão distribuídas nos períodos matutino e vespertino, atendendo crianças e adolescentes no contraturno escolar.
Pela manhã, participam crianças e adolescentes de seis a 16 anos. À tarde, o público é formado por adolescentes de 12 a 18 anos. A proposta é oferecer atividades que combinem educação, cultura e fortalecimento de vínculos, ampliando as experiências para além da sala de aula.
A programação inclui oficinas de artes visuais, Libras, breaking, balé contemporâneo e música, com aulas de canto, violão e percussão. Para este ano, a novidade é a implantação de um projeto de fanfarra, que deve ampliar a presença dos educandos em eventos culturais e apresentações públicas.
Segundo a coordenadora do PCAF, Karen Simões, o retorno marca um momento simbólico para os participantes. “Cada retomada é uma oportunidade de recomeço para nossos educandos. O PCAF é um espaço de convivência, aprendizado e descoberta de talentos. Nosso objetivo é que cada criança e adolescente se reconheça como protagonista da própria história e encontre aqui apoio para sonhar e construir seu futuro”, destaca.
Entre as novidades de 2026 está a oferta de um curso de qualificação profissional para adolescentes do período matutino, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul (SEAD/MS). A formação aborda noções básicas de preparação profissional e busca orientar os jovens para oportunidades como aprendizes e para o ingresso no mercado de trabalho.
A parceria com a SEAD/MS também garantiu a inclusão de uma oficina de Libras em nível iniciante para as crianças, com atividades adaptadas à faixa etária e foco na ampliação da comunicação e da inclusão desde os primeiros anos.
Já no período vespertino, está previsto para março o início de um curso de qualificação voltado aos adolescentes já inscritos, desenvolvido em conjunto com o Programa Adolescente Aprendiz da Cidade Dom Bosco. A formação terá ênfase em processos seletivos, preparação para entrevistas e postura profissional.
A instituição informou ainda que, em maio, será aberto um novo período de inscrições para adolescentes de 12 a 18 anos interessados nas oficinas e cursos oferecidos pelo programa.*Com informações da assessoria de comunicação da Cidade Dom Bosco.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Fies: pré-selecionados devem complementar inscrição a partir de sexta

Pé-de-Meia Licenciaturas: cadastro e inscrições começam nesta sexta

Músico realiza concerto para viabilizar ida à OSB Jovem

Marinha abre 39 vagas para fuzileiros em Ladário

MEC divulga pré-seleção do Fies no primeiro semestre

Prefeitura de Corumbá inicia capacitação para novos gestores da Rede Municipal

UFMS abre processo seletivo para professores substitutos com salários de até R$ 8 mil

Política de valorização em MS incentiva servidores ao ensino superior

Programa Jovens do Amanhã oferece 2 mil vagas para cursos com auxílio de R$ 300



Programa amplia oficinas, qualificação e prevê fanfarra ao longo de 2026. (Foto: Cidade Dom Bosco)


