De 26 a 29 de junho, Aquidauana sedia a segunda edição da Pantanal Tech, evento promovido pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) que reúne ações voltadas à sustentabilidade, inovação, empreendedorismo, cultura e turismo. Como parte da programação, a economia criativa ganha destaque por meio da participação da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), que organiza atividades voltadas à valorização de saberes locais, produção autoral e geração de renda no setor cultural.
Coordenadas pela Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas da Setesc, as ações incluem um estande institucional com atendimento ao público, roda de conversa sobre empreendedorismo criativo, lançamento de livro, apresentações musicais e o Mercado Criativo — com a presença de marcas regionais de artesanato e design autoral.
O estande institucional será um ponto de encontro para orientação e troca de informações sobre políticas públicas, com espaço para o cadastramento de criativos locais e regionais. Em parceria com o Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul), será realizada uma roda de conversa sobre empreendedorismo criativo, associativismo e formalização de pequenos negócios, voltada a quem deseja profissionalizar sua atuação no setor.
A programação também prevê o lançamento do livro “Grupo Acaba – A História dos Canta-Dores do Pantanal”, do jornalista Rodrigo Teixeira, seguido de bate-papo com o autor e interação com os músicos. Outra atração é o “Luau Pantaneiro”, no dia 28 de junho, das 17h30 às 20h, com shows do Grupo Acaba e da dupla Gersão & Fábio Kaida. De 26 a 28, a praça de alimentação do evento contará ainda com apresentações musicais diárias, sempre das 11h30 às 12h30.
Economia criativa em foco
Entre os destaques da participação da Setesc está o Mercado Criativo, espaço dedicado a 10 marcas autorais e artesanais selecionadas por meio de curadoria realizada em parceria com o Sebrae. O objetivo é dar visibilidade à produção criativa regional, fomentar o empreendedorismo e abrir caminhos para que os artistas e artesãos do estado conquistem novos mercados.
“A economia criativa é uma ferramenta poderosa de inclusão, geração de renda e valorização da identidade local. Estaremos na Pantanal Tech e vamos buscar fortalecer a presença dos criativos sul-mato-grossenses, abrir caminhos para novos mercados e estimular o empreendedorismo cultural em territórios onde tradição e inovação andam juntas”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda.
Valorização dos saberes ancestrais e inclusão produtiva
A superintendência também promove o protagonismo indígena com um espaço de exposição e comercialização de produtos criativos das comunidades pantaneiras Terena e Kinikinaw, oriundas de Aquidauana, Anastácio e Miranda. O público poderá conhecer biojoias, cerâmicas, grafismos tradicionais e experimentar a gastronomia típica da região. A vivência cultural será ampliada com a presença da Aldeia Babaçu, de Miranda.
Além da exposição, a proposta é criar um ambiente de troca entre os povos originários e o público visitante, promovendo respeito à diversidade cultural, reconhecimento dos saberes ancestrais e inclusão produtiva.
“Queremos mostrar ao público da Pantanal Tech a riqueza da criatividade e da cultura regional, destacando o valor do trabalho autoral e manual. Nosso objetivo é contribuir para a geração de renda dos produtores culturais locais, alinhando essa ação às metas da Setesc de interiorizar e fortalecer as políticas públicas de Economia Criativa em todo o estado”, destaca Luciana Azambuja, superintendente estadual de Economia Criativa e Políticas Integradas.
A Pantanal Tech
A Pantanal Tech é um evento multidisciplinar que reúne setores como sustentabilidade, inovação, empreendedorismo, cultura, turismo e tecnologia, com o objetivo de promover a integração entre os diversos atores envolvidos no desenvolvimento do Pantanal Sul-Mato-Grossense. Realizada na UEMS de Aquidauana, esta segunda edição busca fortalecer o ecossistema regional, estimulando o diálogo, a troca de experiências e a criação de novas oportunidades de negócio.
Com programação diversificada, o evento valoriza o potencial local e regional, incentivando práticas sustentáveis e soluções inovadoras que contribuem para o crescimento socioeconômico da região. A iniciativa também busca ampliar a visibilidade dos produtos culturais e turísticos do Pantanal, conectando produtores, empreendedores, comunidades tradicionais e o público em geral em torno de um futuro mais próspero e sustentável. Confira a programação completa neste link.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Prouni divulga o resultado da primeira chamada do segundo semestre

Impacto social da ciência em Mato Grosso do Sul é tema da nova edição da Revista Corumbella

Projeto que populariza ciência vence prêmio nacional com apoio da UEMS e Fundect

Prazo para isenção de taxa no CNU dos Professores termina nesta sexta

Ladário abre inscrições para curso de Assistente Administrativo em julho

Jovens lançam documentário educativo sobre combate à exploração sexual

Estudo avalia criação de cursos de mineração em Corumbá pela UEMS

Inscrições para concorrer às bolsas do Prouni começam nesta segunda

Prouni vai ofertar 2.451 bolsas no segundo semestre em MS
