A rede municipal de ensino de Corumbá ganhou, nesta quinta-feira (9), um reforço importante no transporte escolar. Um novo ônibus foi entregue à Secretaria Municipal de Educação (Semed) durante evento realizado na Escola Municipal Rural de Educação Integral Eutrópia Gomes Pedroso, com a presença do prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira.
O veículo, o terceiro recebido pela pasta neste ano, foi adquirido com recursos do programa federal Escola em Tempo Integral. Ele tem capacidade para 59 passageiros, ar-condicionado e uma poltrona móvel para acessibilidade. O objetivo é garantir mais conforto e inclusão aos estudantes que dependem do transporte público escolar.
Segundo a secretária municipal de Educação, Mabel Sahib, o ônibus vai atender alunos da região de fronteira e do assentamento Tamarineiro I. “Era uma rota que precisava de apoio, e com isso vai melhorar o transporte, a logística e a equidade”, destacou Mabel.
O prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira também comentou a parceria com o Governo Federal. “Estamos com uma parceria do Governo Federal visando mudar e muito a educação de Corumbá. Nós queremos melhorias na educação e no transporte, com mais conforto e segurança aos nossos alunos”, afirmou.
Reforço no transporte escolar
Em 2025, a Semed já recebeu outros dois ônibus. O primeiro, entregue em março, possui 45 lugares e foi viabilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O segundo, recebido em julho, tem 29 lugares e foi adquirido por meio do programa estadual “MS Educação – Educação bem-feita faz o futuro dar certo”. A previsão é que um quarto veículo seja entregue ainda este ano.
Incentivo à participação dos alunos no SAEB
Durante a visita à escola, Mabel Sahib também conversou com estudantes dos 5º e 9º anos sobre a importância da avaliação nacional do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que será aplicada entre os dias 20 e 30 de outubro.
“A participação dos alunos é essencial, já que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado com base no desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática (SAEB) e na taxa de aprovação escolar”, explicou.
Em 2023, Corumbá registrou Ideb de 4,7 nos Anos Iniciais e Finais, o mesmo índice dos Anos Iniciais em 2021, quando os Finais foram 4,4. A meta projetada à época era de 5,4 e 4,9, respectivamente.
“Estamos na reta final e contamos com o compromisso de todos. A presença e o empenho dos alunos fazem a diferença para que Corumbá alcance os melhores resultados da sua história”, concluiu a secretária.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Prêmio reconhece projetos inovadores de professores em Corumbá

Estudantes do curso de Cabeleireiro do IFMS oferecem serviços gratuitos em Ladário

Município entrega carteirinhas do ID Jovem para estudantes da Escola JGP

Corumbá celebra projetos de educação infantil com premiação e reconhecimento

Divulgado o ensalamento do processo seletivo de professores temporários de Corumbá

Rematrículas para alunos de escolas da Rede Municipal de Corumbá seguem até dia 19

Ladário abre seleção para contratar professores temporários em 2026

Inscrições do PCAF começam hoje com 300 vagas para 2026

Jovens negros chegam à universidade, mas não ao mercado de trabalho


Veículo atenderá estudantes do assentamento Tamarineiro I e da fronteira, com mais conforto e acessibilidade. (Foto: Clóvis Neto/PMC)


