O Ministério da Cultura (MinC) lançou, na quinta-feira (08), mais um curso livre na plataforma Escult: Animação Digital. Gratuita e totalmente on-line, a formação é voltada a estudantes e trabalhadores da cultura e também profissionais de diversas áreas interessados em ingressar ou se aperfeiçoar nesse campo criativo e técnico.
Oferecido pela Escola Solano Trindade de Formação Artística e Cultural (Escult), o curso tem o objetivo de formar profissionais para a criação de animações digitais 3D de forma simples, utilizando diferentes metodologias e ferramentas disponíveis no mercado, com ênfase na ferramenta Blender. As inscrições vão até 8 de janeiro de 2026 e podem ser feitas pelo site escult.cultura.gov.br.
Com carga horária de 60 horas e certificado, a formação combina teoria e prática, abordando temas como história da animação, metodologia de produção e a lógica da animação, criação e produção de animações digitais, técnicas de modelagem 3D, animação de personagens, cenários e objetos, entre outros. O conteúdo foi desenvolvido pelos professores Flávio Gomes de Oliveira, doutor em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Guilherme Ferreira Mendes, motion designer e animador CutOut/3D há mais de 9 anos e Renato Galhardo Neto, professor que possui mais de 13 anos de experiência nas áreas de design, ilustração e 3D.
A proposta é formar profissionais qualificados para atuar em diversos contextos como em programação televisiva, plataformas de streaming, redes sociais, games, videoaulas e também conteúdos instrucionais, dominando tanto os fundamentos da animação quanto o uso de softwares modernos voltados à produção digital.
O curso será ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD) com acesso a videoaulas, material escrito, exercícios autoformativos, sala de aula virtual interativa e com recursos de acessibilidade. A proposta metodológica estimula tanto as habilidades técnicas quanto a criatividade dos participantes.
Sobre a Escult
A Escult é uma iniciativa do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Economia Criativa (SEC), pensada para oferecer cursos livres, formações iniciais e continuadas (FIC) e pós-graduações voltadas aos trabalhadores e empreendedores da cultura.
As ações são alinhadas ao Plano Nacional de Cultura, e têm o compromisso de ampliar o acesso à formação profissional no setor cultural.
Serviço
O que: Curso de Animação Digital
Duração: 60 horas (autoinstrucional)
Inscrições: 08/10/2025 a 08/01/2026, em escult.cultura.gov.br
Término do curso: 08/02/2026
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Prêmio reconhece projetos inovadores de professores em Corumbá

Estudantes do curso de Cabeleireiro do IFMS oferecem serviços gratuitos em Ladário

Município entrega carteirinhas do ID Jovem para estudantes da Escola JGP

Corumbá celebra projetos de educação infantil com premiação e reconhecimento

Divulgado o ensalamento do processo seletivo de professores temporários de Corumbá

Rematrículas para alunos de escolas da Rede Municipal de Corumbá seguem até dia 19

Ladário abre seleção para contratar professores temporários em 2026

Inscrições do PCAF começam hoje com 300 vagas para 2026

Jovens negros chegam à universidade, mas não ao mercado de trabalho


O curso é gratuito e possui carga horária de 60 horas. (Foto: Divulgação)


