Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Educação

Jovens se formam no Programa Adolescente Aprendiz e iniciam suas carreiras

29 maio 2025 - 17h09Danielly Carvalho

Recentemente, uma etapa decisiva foi concluída por 18 jovens ao se formarem no Programa Adolescente Aprendiz da Cidade Dom Bosco. A cerimônia não só simboliza o encerramento de um ciclo de capacitação, mas também marca a entrada desses adolescentes no mercado de trabalho de Corumbá. Muitos deles já estão empregados em companhias da região, iniciando suas carreiras.

O evento celebrou o fim das turmas cinco, seis e sete do programa, que abrange estudantes de Corumbá, Ladário e filhos de famílias bolivianas, que encontraram na Cidade Dom Bosco um ambiente de acolhimento, aprendizado e perspectiva. Durante o programa, os participantes passaram por aulas teóricas e estágios práticos em empresas parceiras, que abriram suas portas para proporcionar a esses jovens a chance de um primeiro emprego.

Entre os formandos, Rafael da Silva Lopes destaca a transformação que o programa provocou em sua vida. “O programa me ajudou muito com o meu primeiro emprego e me qualificou para que eu conseguisse chegar onde estou. Sem os cursos e as pessoas que me motivaram dentro dessa instituição, que é perfeita, eu não teria tido a chance de construir um futuro diferente. Foi uma ajuda que fez a diferença tanto em casa quanto no ambiente de trabalho”, contou.

Rafael começou como aprendiz na empresa Sitrex, onde seu desempenho foi reconhecido, e hoje já trabalha com carteira assinada. “Eu não estava em uma situação financeira boa, e com essa oportunidade consegui entrar como jovem aprendiz na Sitrex. Me esforcei muito, fui reconhecido e hoje continuo trabalhando lá. Só tenho gratidão por tudo o que vivi aqui”, completou.

Parceiros do programa oferecem estágios que possibilitam a inserção dos jovens no mercado de trabalho local. Foto: Cidade Dom Bosco

Outra trajetória de destaque é a de Mariana Santana Nunes, de 22 anos, ex-aprendiz formada em 2021. Atualmente, ela atua no setor de Departamento Pessoal da mesma empresa, Sitrex, e lembra com carinho o impacto da formação no seu crescimento profissional.

“Fui adolescente aprendiz por um ano e quatro meses na Santa Casa de Corumbá. Foi uma experiência incrível. Aprendi muito sobre a área da saúde e também nos cursos que nos foram oferecidos, como assistente administrativo, informática, departamento pessoal... Esse projeto abre portas. Ele foi o que me ajudou a conseguir meu primeiro emprego e a construir o que tenho hoje”, relatou.

Para o coordenador da Cidade Dom Bosco, Fernando Melgar, o programa vai além da capacitação técnica. “Nosso compromisso é com a formação integral dos nossos educandos. A profissionalização é uma ferramenta poderosa, mas ela ganha sentido quando está conectada com valores, cidadania e dignidade. É isso que celebramos aqui”, afirmou.

Empresas locais como Vetorial Mineração, Granel Química, Supermercado Cidade Branca, Mega Atacadista, Sim Telecom, Viação Cidade Corumbá, Hotel Nacional e Colégio Santa Tereza são parceiras que possibilitam a inserção prática dos jovens.

A colaboração entre setor privado e programa é essencial para transformar oportunidades em empregos reais. “Me sinto lisonjeada. É como dar forma à minha gratidão e ao meu orgulho por poder desenvolver um trabalho tão bonito: a formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho. Como profissional e como pessoa, isso me realiza profundamente. Ver o sucesso dos nossos jovens e o excelente desempenho que vêm apresentando em suas jornadas profissionais é algo que reforça, todos os dias, a importância do que fazemos aqui”, disse Vania Chalega, responsável pelo Programa Adolescente Aprendiz da Cidade Dom Bosco.

*Com informações da Assessoria da Cidade Dom Bosco. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Inscrições para o Jet Programme 2026 encerram nesta sexta-feira (19)
Programa seleciona brasileiros para atuar no Japão como Coordenador de Relações Internacionais, prestando apoio à estrangeiros no país
Educação
Rematrícula da Rede Municipal de Corumbá segue até dia 19
Educação
PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última neste domingo (14)
Educação
Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco reforça lazer e convivência
Política
Lei elege 23 de outubro como o Dia Municipal do Profissional em Odontologia
Educação
Gabarito preliminar de concurso docente é divulgado para recursos
Educação
Profissionais podem se cadastrar para atuar na educação técnica em MS
Educação
Ano letivo estadual de MS terá 223 dias de atividades com início das aulas em 9 de fevereiro
Educação
Natal Encantado emociona crianças do Assentamento Tamarineiro I
Educação
Corumbá publica edital de licitação para reforma da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros

Mais Lidas

Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista
geral
Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá
geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá