Recentemente, uma etapa decisiva foi concluída por 18 jovens ao se formarem no Programa Adolescente Aprendiz da Cidade Dom Bosco. A cerimônia não só simboliza o encerramento de um ciclo de capacitação, mas também marca a entrada desses adolescentes no mercado de trabalho de Corumbá. Muitos deles já estão empregados em companhias da região, iniciando suas carreiras.
O evento celebrou o fim das turmas cinco, seis e sete do programa, que abrange estudantes de Corumbá, Ladário e filhos de famílias bolivianas, que encontraram na Cidade Dom Bosco um ambiente de acolhimento, aprendizado e perspectiva. Durante o programa, os participantes passaram por aulas teóricas e estágios práticos em empresas parceiras, que abriram suas portas para proporcionar a esses jovens a chance de um primeiro emprego.
Entre os formandos, Rafael da Silva Lopes destaca a transformação que o programa provocou em sua vida. “O programa me ajudou muito com o meu primeiro emprego e me qualificou para que eu conseguisse chegar onde estou. Sem os cursos e as pessoas que me motivaram dentro dessa instituição, que é perfeita, eu não teria tido a chance de construir um futuro diferente. Foi uma ajuda que fez a diferença tanto em casa quanto no ambiente de trabalho”, contou.
Rafael começou como aprendiz na empresa Sitrex, onde seu desempenho foi reconhecido, e hoje já trabalha com carteira assinada. “Eu não estava em uma situação financeira boa, e com essa oportunidade consegui entrar como jovem aprendiz na Sitrex. Me esforcei muito, fui reconhecido e hoje continuo trabalhando lá. Só tenho gratidão por tudo o que vivi aqui”, completou.
Parceiros do programa oferecem estágios que possibilitam a inserção dos jovens no mercado de trabalho local. Foto: Cidade Dom BoscoOutra trajetória de destaque é a de Mariana Santana Nunes, de 22 anos, ex-aprendiz formada em 2021. Atualmente, ela atua no setor de Departamento Pessoal da mesma empresa, Sitrex, e lembra com carinho o impacto da formação no seu crescimento profissional.
“Fui adolescente aprendiz por um ano e quatro meses na Santa Casa de Corumbá. Foi uma experiência incrível. Aprendi muito sobre a área da saúde e também nos cursos que nos foram oferecidos, como assistente administrativo, informática, departamento pessoal... Esse projeto abre portas. Ele foi o que me ajudou a conseguir meu primeiro emprego e a construir o que tenho hoje”, relatou.
Para o coordenador da Cidade Dom Bosco, Fernando Melgar, o programa vai além da capacitação técnica. “Nosso compromisso é com a formação integral dos nossos educandos. A profissionalização é uma ferramenta poderosa, mas ela ganha sentido quando está conectada com valores, cidadania e dignidade. É isso que celebramos aqui”, afirmou.
Empresas locais como Vetorial Mineração, Granel Química, Supermercado Cidade Branca, Mega Atacadista, Sim Telecom, Viação Cidade Corumbá, Hotel Nacional e Colégio Santa Tereza são parceiras que possibilitam a inserção prática dos jovens.
A colaboração entre setor privado e programa é essencial para transformar oportunidades em empregos reais. “Me sinto lisonjeada. É como dar forma à minha gratidão e ao meu orgulho por poder desenvolver um trabalho tão bonito: a formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho. Como profissional e como pessoa, isso me realiza profundamente. Ver o sucesso dos nossos jovens e o excelente desempenho que vêm apresentando em suas jornadas profissionais é algo que reforça, todos os dias, a importância do que fazemos aqui”, disse Vania Chalega, responsável pelo Programa Adolescente Aprendiz da Cidade Dom Bosco.
*Com informações da Assessoria da Cidade Dom Bosco.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Inscrições para o Jet Programme 2026 encerram nesta sexta-feira (19)
Programa seleciona brasileiros para atuar no Japão como Coordenador de Relações Internacionais, prestando apoio à estrangeiros no país

Rematrícula da Rede Municipal de Corumbá segue até dia 19
PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última neste domingo (14)

Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco reforça lazer e convivência

Lei elege 23 de outubro como o Dia Municipal do Profissional em Odontologia

Gabarito preliminar de concurso docente é divulgado para recursos

Profissionais podem se cadastrar para atuar na educação técnica em MS

Ano letivo estadual de MS terá 223 dias de atividades com início das aulas em 9 de fevereiro

Natal Encantado emociona crianças do Assentamento Tamarineiro I



Programa capacita jovens para o mercado de trabalho, unindo teoria e prática. (Foto: Cidade Dom Bosco)

