Menu
terça, 08 de julho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Educação

Guia prático orienta sobre restauração ecológica do Pantanal

Publicação elaborada pela Mupan (Mulheres em Ação no Pantanal) e Wetlands International Brasil foi lançada em roda de conversa no Pantana Tech 2025

27 junho 2025 - 10h03Assessoria

Nesta quinta-feira, 26 de junho, dentro da programação de abertura do Pantanal Tech, na UEMS de Aquidauana-MS, foi realizado pré-lançamento do manual “Recuperação do Pantanal: Um Guia Prático para a Restauração Ecológica”, durante a mesa redonda “Iniciativas de Restauração: do Pantanal ao global”, organizada pela Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal e Wetlands International Brasil.

O guia fornece orientações práticas a projetos de restauração do Pantanal, desde a etapa de planejamento à implementação das técnicas de restauração, contemplando ainda métodos de monitoramento da restauração ecológica e a definição de indicadores de sucesso. O material, que tem por base conhecimentos técnico-científicos, porém apresentado com linguagem acessível, resulta da análise de vários projetos de restauração do Pantanal e de publicações internacionais sobre recuperação de áreas úmidas.

“Para o Pacto Pela Restauração do Pantanal essa publicação significa um marco para darmos escala à restauração do Bioma. Nossa busca é pela Restauração do Pantanal por inteiro”, afirma Clovis Vailant, Secretário Executivo do Pacto pela Restauração do Pantanal

O material é o resultado conclusivo do trabalho de “Desenvolvimento de Referencial Teórico de Princípios e Padrões de Práticas de Recuperação da Vegetação e Recomendações para o Monitoramento da Recuperação Aplicados ao Bioma Pantanal”, executado pela Mupan e Wetlands International Brasil, em parceria da DoB Ecology, INAU e UFMT, com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), por meio do Projeto Estratégias de Conservação, Recuperação e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), coordenado pelo MMA, com as agências BID, como implementadora, e Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), como executor, destinando-se como subsídio para o Pacto pela Restauração do Pantanal.

Áurea Garcia, diretora geral da Mupan e coordenadora de políticas da Wetlands International Brasil explica que diante da complexidade do Pantanal e dos impactos das secas severas iniciadas em 2018 e dos incêndios que culminaram nos grandes eventos de 2020, tornou-se evidente a necessidade de recuperar e restaurar ecossistemas afetados.

“Com apoio do GEF Terrestre, diferentes instituições passaram a aplicar variadas técnicas de restauração em distintas regiões do bioma. Esse guia sistematiza essas experiências, estruturando o conhecimento técnico-científico acumulado e oferecendo orientações práticas. É um documento orientador que reúne ciência e prática para apoiar a restauração ecológica do Pantanal em suas múltiplas realidades”, destaca.

Participaram do evento, “Iniciativas de Restauração: do Pantanal ao global”, Áurea Garcia, diretora geral da Mupan e coordenadora de políticas da Wetlands International Brasil, Rafaela Nicola, diretora executiva da Wetlands International Brasil e diretora técnico-científica da Mupan, Rosan Fernandes, gestor de projetos da Mupan e Wetlands International, Dra Cátia Nunes, professora da UFMT e pesquisadora do INAU, Clóvis Vailant, secretário executivo do Pacto pela Restauração do Pantanal, Yanna Fernanda Coelho Leite, secretária executiva do IHP - Instituto Homem Pantaneiro e Guilherme Dalponti, consultor ambiental da Fundação Neotrópica do Brasil.

“A criação do manual de Recuperação do Pantanal é um legado que o projeto GEF Terrestre deixa para que a ações de restauração no bioma sejam conhecidas e replicadas pela população que vive e depende da conservação do Pantanal”, Marina Garcia, gerente de projetos no FUNBIO.  

Sobre o evento Pantanal Tech

Pantanal Tech é um evento multidisciplinar que reúne setores como sustentabilidade, inovação, empreendedorismo, cultura, turismo e tecnologia, com o objetivo de promover a integração entre os diversos atores envolvidos no desenvolvimento do Pantanal Sul-Mato-Grossense. Realizada na UEMS de Aquidauana, esta segunda edição busca fortalecer o ecossistema regional, estimulando o diálogo, a troca de experiências e a criação de novas oportunidades de negócio.

Sobre a Mupan  

A Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal é uma organização não governamental voltada para a incorporação de gênero na gestão das águas, criada em 20 de agosto de 2000, dedica-se à geração de conhecimento, construção e estabelecimento de estratégias para o empoderamento de lideranças, especialmente mulheres, para a defesa dos recursos naturais de seus territórios, melhoria da qualidade ambiental e manutenção de seus modos de vida.

Sobre a Wetlands International Brasil

A Wetlands International é a única organização global sem fins lucrativos dedicada à conservação e restauração de áreas úmidas. Seu compromisso é proteger e restaurar essas áreas devido ao seu valor ambiental e aos serviços essenciais que proporcionam às pessoas. Trabalha por meio de uma rede de escritórios, parceiros e especialistas para alcançar seus objetivos. A maior parte do seu trabalho é financiada por projetos de governos e doadores privados, contando também com o apoio de membros governamentais e ONGs. Desde 2017 trabalha em cooperação com a Wetlands International Brasil.

A organização é associada à Convenção de Áreas Úmidas de Importância Internacional (Convenção Ramsar). Seu escritório no Brasil fica localizado em Campo Grande/MS, junto com a Mupan, e é ligado ao escritório para a Latino América e Caribe (LAC), sediado na Argentina.

Sobre o FUNBIO

O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) é um mecanismo financeiro nacional privado, sem fins lucrativos, que trabalha em parceria com os setores governamental, empresarial e a sociedade civil para que recursos estratégicos e financeiros sejam destinados a iniciativas efetivas de conservação da biodiversidade. Desde o início das atividades, em 1996 o FUNBIO já apoiou mais de 700 projetos que beneficiaram número superior a 400 instituições em todo o país. Entre as principais atividades realizadas estão a gestão financeira de projetos, o desenho de mecanismos financeiros e estudos de novas fontes de recursos para a conservação, além de compras e contratações de bens e serviços.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Prouni divulga o resultado da primeira chamada do segundo semestre
Pesquisa
Impacto social da ciência em Mato Grosso do Sul é tema da nova edição da Revista Corumbella
educação
Projeto que populariza ciência vence prêmio nacional com apoio da UEMS e Fundect
educação
Prazo para isenção de taxa no CNU dos Professores termina nesta sexta
oportunidade
Ladário abre inscrições para curso de Assistente Administrativo em julho
educação
Jovens lançam documentário educativo sobre combate à exploração sexual
educação
Estudo avalia criação de cursos de mineração em Corumbá pela UEMS
educação
Inscrições para concorrer às bolsas do Prouni começam nesta segunda
educação
Prouni vai ofertar 2.451 bolsas no segundo semestre em MS
educação
Investimento de R$ 1,7 milhão vai garantir entrega de 16 mil kits escolares

Mais Lidas

Plantão
Servidor morre em colisão entre camionete e carreta na BR-262
Esporte
Em visita à Corumbá, presidente da FFMS discute melhorias na base e no Arthur Marinho
Fiscalização
Seis ônibus clandestinos com drogas e contrabandos são interceptados na BR 262
Polícia
Casal preso em Corumbá transportava mais de 200 kg de drogas em 14 malas