Menu
sexta, 13 de fevereiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Educação

Estudo avalia criação de cursos de mineração em Corumbá pela UEMS

30 junho 2025 - 10h29Danielly Carvalho com Assessoria, PMC

A possibilidade de Corumbá receber cursos superiores voltados à área da mineração entrou na pauta do Governo de Mato Grosso do Sul. O governador Eduardo Riedel anunciou que será realizado um estudo técnico para avaliar a viabilidade de implantar, por meio da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), uma graduação tecnológica e outra em engenharia de minas no município.

O anúncio ocorreu durante o Pantanal Tech 2025, em Aquidauana, evento que reuniu representantes do poder público e da iniciativa privada para discutir estratégias econômicas. A proposta não prevê a criação imediata de campus na cidade, mas busca alternativas para atender a demanda do setor produtivo local, que tem projeção de crescimento com a chegada de novos empreendimentos e a Rota Bioceânica.

“O compromisso firmado durante a campanha era preparar a população para as oportunidades que estão sendo geradas, especialmente na mineração e na logística. Essa parceria com a Fiems e os cursos anunciados são frutos desse esforço conjunto”, afirmou Gabriel.

No último dia 26, o prefeito esteve em Campo Grande com Sérgio Longen, presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems). A reunião abordou ações de qualificação profissional, investimentos em infraestrutura e ampliação da oferta de cursos. Entre os temas discutidos, esteve a modernização de prédios públicos que poderão servir de suporte a atividades educacionais.

De acordo com informações da Fiems, o projeto também prevê expandir a atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Corumbá, com formações específicas em mineração e indústria, diante da demanda crescente por profissionais especializados.

O plano de governo de Dr. Gabriel cita parcerias com o Estado, o setor privado e instituições de ensino técnico e superior para criar programas de capacitação em áreas estratégicas. A mineração, que faz parte da história econômica da região, está entre as prioridades.

Além da qualificação, o programa municipal estabelece metas para atrair investimentos, estimular arranjos produtivos e fortalecer Corumbá como polo logístico na ligação entre o Brasil e o Pacífico.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Prouni2026: aluno deve comprovar informações na faculdade até hoje
Educação
Justiça suspende tentativa de greve dos professores em Corumbá
Educação
SIMTED pede enquadramento de apoio pedagógico e prefeitura avalia impactos
Educação
Zona rural de Corumbá recebe ônibus escolar em reforço ao ensino integral
Educação
Corumbá convoca 20 aprovados em processo seletivo para a Educação
Educação
Educação de MS define metas e amplia obras para 2026
Educação
Corumbá convoca 48 aprovados em Processo Seletivo da Educação; veja lista e prazos
Educação
Faculdades de medicina têm até sexta para aderir ao Bolsa Permanência
Educação
Corumbá conquista Selo Prata nacional por avanços na alfabetização
Educação
Alunos da rede municipal de Corumbá retomam aulas nesta segunda-feira

Mais Lidas

Segurança
Operação Ágata Carcará apreende skank, pasta base e cocaína no Lampião Aceso
Educação
Corumbá convoca 20 aprovados em processo seletivo para a Educação
Assistência Social
Mães solo podem receber R$ 600 para pagar creche em MS
geral
Carreta carregada com minério tomba e interdita BR-262