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Educação

Escolas públicas de MS tem até 1º de junho para inscrever boas práticas do ensino integral

30 maio 2025 - 10h18Comunicação Governo Federal

As redes públicas de ensino do estado de Mato Grosso do Sul e de 75 municípios sul-mato-grossenses têm até o próximo domingo, 1º de junho, para inscreveremexperiências inspiradoras de gestão e projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral. O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está selecionando práticas inspiradoras desenvolvidas em todo o Brasil. A iniciativa faz parte doPrograma Escola em Tempo Integral, voltado à criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e as modalidades da educação básica.As inscrições podem ser realizadas por meio do siteEducação Integral–Experiências Inspiradoras

Os critérios e outras informações da chamada pública para a seleção de experiências inspiradoras estão noEdital nº 2/2025. A seleção tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral, com vistas a alcançar, com qualidade e equidade, a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE): ampliar a oferta de educação em tempo integral em, pelo menos, 50% das escolas públicas do Brasil, de modo a atender, pelo menos, 25% dos estudantes da educação básica. 

De acordo com o edital, as experiências deverão contemplarcreches eescolas daeducaçãoinfantil,doensinofundamental edoensino médio com oferta de educação em tempo integral, incluindo todas as modalidades de ensino.Boas práticas degestãodas redes de ensino também podem ser inscritaspor representantes das secretarias de educação municipais e estaduais. 

As experiências inscritas devem ser encaminhadas exclusivamente via internet, utilizando o Roteiro de Relato, disponível no Anexo 1 do edital, e devem estar relacionadas a um dos seis eixos estabelecidos no edital. São eles: Gestão Democrática e Participação Social; Currículo Integrado e Práticas Pedagógicas; Territórios, Culturas e Saberes; Diversidade, Inclusão e Equidade; Gestão Administrativa, Financeira e Pedagógica; e Intersetorialidade e Articulação em Rede. 

Etapas

A seleção é dividida em sete etapas: pré-seleção das propostas; análise; classificação; decisão preliminar; etapa de recurso, se cabível; decisão final e divulgação dos resultados. A análise será realizada por uma comissão de profissionais da educação e pesquisadores com experiência em gestão e projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral. Essa comissão será convidada pelo grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia), que representa a UFMG na parceria, e pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. O resultado da seleção das experiências inspiradoras será divulgado no portal do MEC dia 27de junho. 

Escola em Tempo Integral

Oprograma fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7h diárias ou 35h semanais) em todas as etapas e as modalidades da educação básica. Essa medida proporciona aampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integrale a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. Ogovernofederal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

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