Menu
domingo, 09 de novembro de 2025
Câmara - Novembro Azul
Andorinha - WhatsApp
Educação

Escolas estaduais de MS têm até sexta-feira (31) para se inscreverem no Prêmio MPT na Escola

29 outubro 2025 - 11h29Assessoria

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) prorrogou para 31 de outubro, próxima sexta-feira, o prazo para escolas da rede estadual de ensino se inscreverem no Prêmio MPT na Escola.

Esta é a primeira vez que a iniciativa contemplará estudantes do Ensino Médio. Em agosto, o MPT-MS e o Governo do Estado formalizaram um convênio para a implementação de um projeto-piloto em todo o país.

Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, a discussão sobre o combate à exploração do trabalho de crianças e adolescentes será levada pelo MPT às salas de aula do Ensino Médio. Isso já ocorre desde 2014, nas turmas do 5ª ao 9ª ano do ensino fundamental.

A expectativa é que o MPT na Escola alcance mais de mil estudantes sul-mato-grossenses neste primeiro ano. Em nível nacional, o projeto já impactou cerca de 1 milhão de alunos do ensino fundamental, somente em 2024.
 

O prêmio

Estudantes das escolas inscritas irão debater o direito de acesso à profissionalização e à infância protegida. Professores e coordenadores pedagógicos foram capacitados pelo MPT para abordar pedagogicamente os direitos e deveres de crianças e adolescentes, especialmente no que diz respeito ao combate ao trabalho infantil e à inserção segura e formal do adolescente no mercado de trabalho.

Após abordar o tema em sala de aula, os estudantes produzem vídeos curtos, de até 5 minutos, sobre a profissionalização do adolescente e aprendizagem profissional, que serão avaliados por uma Comissão Julgadora do MPT na Escola. As escolas podem se inscrever e acessar o edital do prêmio por este link .
 

Aprendizagem profissional 

A aprendizagem profissional é um contrato especial de trabalho para jovens entre 14 e 24 anos – ressalvada a pessoa com deficiência, que não tem limite de idade - assegurando-lhes formação teórica e prática. Entre os benefícios citados para os estudantes, estão: permanência na escola, registro em carteira de trabalho, qualificação profissional que ajuda no seu desenvolvimento como cidadão e possibilidade de efetivação na empresa.

Já os empregadores podem obter uma formação profissional alinhada às suas necessidades, reduzir custos – a alíquota do FGTS é de 2%, em vez dos 8% aplicados nos demais contratos - além do estímulo à economia local, com a geração de empregos formais.

Toda média e grande empresa do país tem a obrigação de cumprir uma cota de aprendizagem que varia de 5% a 15% de seu quadro de pessoal, em atividades compatíveis com a formação profissional. As atividades passíveis de aprendizagem estão definidas na Classificação Brasileira de Ocupações.

As microempresas e as empresas de pequeno porte não são obrigadas a contratar aprendizes, mas podem fazê-la. A formação prática fica por conta das empresas. Já a formação teórica deve ser realizada pelas entidades que integram os Serviços Nacionais de Aprendizagem, como Senai e Senac, além de entidades sem fins lucrativos e escolas profissionalizantes.

Link para inscrições no Prêmio MPT na Escola

 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Estudantes de Corumbá compartilham estratégias e dicas para arrasar no Enem
Educação
Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas
Educação
Enem 2025: saiba como visualizar o local de prova
Educação
Prefeitura de Corumbá entrega aparelhos celulares para uso nas escolas municipais
Educação
Ladário inicia confirmação de rematrículas da rede municipal para 2026
Educação
Inscrições para o Vestibular 2026 da UEMS encerram nesta quinta-feira
Educação
Corumbá abre inscrição para professores temporários a partir de 10 de novembro
Educação
Entenda como é calculada a nota das provas objetivas do Enem 2025
Educação
Alexandre atua pela implantação do ensino médio em Porto da Manga
Educação
Escola rural de Corumbá é premiada por projeto de alimentação escolar

Mais Lidas

polícia
Suspeitos de furto em supermercado de Corumbá são liberados após audiência
saúde
Dr. Victor Rocha fará atendimentos de exame de mama para mulheres em Corumbá
Política
Paulo Duarte entrega R$ 400 mil em emendas a escolas e instituto no Pantanal
geral
Moradores denunciam impactos da mineração em comunidade rural de Corumbá