Alunos da Escola Estadual Nathércia Pompeo dos Santos participaram nesta semana do evento “Reflexões a partir da Lei Áurea”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, e organizado da Gerência de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial. A iniciativa buscou fomentar o pensamento crítico entre os alunos sobre os desdobramentos históricos e atuais da abolição da escravidão no Brasil.
Coordenado por Gylize de Carvalho Ojeda, gerente de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, o encontro teve como foco discutir o impacto da assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, e os desafios ainda enfrentados pela população negra. “Mais do que um marco legal, é necessário refletir sobre as ausências de políticas de reparação, inclusão e garantia de direitos que marcaram o pós-abolição e ainda reverberam nas desigualdades de hoje”, destacou Gylize.
Durante a atividade, alunos foram incentivados a analisar criticamente os avanços e retrocessos desde o fim oficial da escravidão, considerando questões como o racismo estrutural, o acesso desigual à educação, ao mercado de trabalho, à moradia e à justiça. A proposta pedagógica visou promover a consciência social e o fortalecimento da identidade racial entre os estudantes.
A programação contou também com a apresentação do Grupo Urbe, criado em 2011 com apoio da Oficina de Dança de Corumbá. Dirigido pelo bailarino e coreógrafo Edelton Mendes Amorim, o grupo reúne jovens talentos da cidade e desenvolve trabalhos em danças urbanas e contemporâneas. A performance foi dedicada ao professor Benedito CG Lima, em reconhecimento à sua contribuição para a cultura local.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá define novas regras para eleição de diretores em escolas municipais

Livro sobre o Banho de São João será material paradidático na REME de Corumbá

Tese de pesquisador corumbaense apresenta cooperativismo como modo de vida

Pesquisadores têm até 30 de junho para inscrevem trabalhos em Seminário sobre Estudos Fronteiriços

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira

Pantanal Tech 2025: evento de inovação também terá espaço dedicado à economia criativa

Fapec se defende após polêmica sobre reprovação total em concurso do MPMS

Concurso do MP sem aprovados faz OAB/MS questionar a credibilidade da Fapec

Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem 2025 termina em 18 de junho
