A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realiza neste início do ano letivo de 2025, a Avaliação Diagnóstica com 10.112 alunos do Ensino Fundamental e da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 36 escolas e respectivas extensões das zonas urbana e rural de sua Rede de Ensino. O documento é uma das estratégias da pasta visando melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Corumbá.
Por ser integrante do processo educacional com a finalidade de identificar o nível de aprendizagem dos alunos, suas potencialidades e necessidades, os resultados dessa avaliação são essenciais para orientar a elaboração das estratégias pedagógicas e institucionais pertinentes, na perspectiva inclusiva e cidadã.
Neste ano, uma importante inovação marca o trabalho da REME: a elaboração pela SEMED, pela primeira vez, de um Documento Orientador para os professores e coordenadores pedagógicos desenvolverem o processo avaliativo inicial, incluindo sugestões de atividades em consonância com o currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e planilhas de resultados para as séries contempladas.
Esse material encontra-se acessível à comunidade escolar no site oficial da Prefeitura de Corumbá https://www.corumba.ms.gov.br (Serviço Digital para os Cidadãos - Rede Municipal de Ensino - Material de Apoio Pedagógico – Documento Orientador) ou pode ser baixado aqui. Esse Documento tem sido um verdadeiro norte para os educadores, auxiliando-os na condução da Avaliação Diagnóstica e contribuindo para um olhar mais detalhado sobre o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Com o compromisso de auxiliar os profissionais da educação na realização da Avaliação Diagnóstica, a equipe da Gerência de Planejamento e Avaliação/Núcleo de Avaliação da SEMED tem percorrido as unidades escolares, em visitas técnicas, levando as orientações do Documento, assegurando que o processo ocorra com tranquilidade, boa organização e garantia de fidedignidade.
A interação entre os profissionais do Núcleo de Avaliação e as equipes escolares tem sido enriquecedora, permitindo que dúvidas sejam esclarecidas, ratificando a importância desse momento:
"Nosso papel é proporcionar suporte técnico e pedagógico, garantindo que as escolas se sintam seguras para conduzir o processo avaliativo de maneira eficaz e, dessa forma, aprimorarmos as estratégias educacionais ao longo do ano letivo", destaca a Secretária Municipal de Educação, professora Mabel Marinho Sahib Aguilar.
IDEB
A Secretaria Municipal de Educação trabalha, por meio de suas gerências, com todo o suporte e apoio para que as unidades escolares tenham melhorias e resultados expressivos nas médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O IDEB tem como objetivo medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino das escolas.
O Ideb é um indicador sintético que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Desta forma, apresentam melhores resultados no Ideb os sistemas que alcançam, de forma concomitante, maiores taxa de aprovação e proficiência nas avaliações.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Receita Federal apresenta núcleo de apoio fiscal e contábil aos alunos do IFMS

Biblioteca Sesi ensina de graça, idosos a usar internet e computador em Corumbá

Evento na 17 de Março dá inicio ao Projeto Bombeiro na Escola em Ladário

Inscrições para o projeto Estudantes no Controle 2025 vão até 9 de abril

Educação para Jovens e Adultos (EJA) tem vagas abertas em Corumbá

MS Supera abre inscrições para preencher mais de 100 vagas remanescentes

Pesquisa vai avaliar aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino de Ladário

1º Formativo do MS Alfabetiza reúne 250 profissionais da Educação Pública de Corumbá

Cidade Dom Bosco retoma atividades do PCAF com recepção especial nesta segunda, 17
