Menu
sábado, 13 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Educação

Concurso do MP sem aprovados faz OAB/MS questionar a credibilidade da Fapec

11 junho 2025 - 10h24Gesiane S. Lourenço com G1

O caso do concurso público para promotor de justiça substituto do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), em que todos os 186 candidatos foram reprovados pela organizadora do certame, a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), continua gerando polêmica. Desta vez,  um pedido de intervenção foi formulado e enviado à OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul) para que a Ordem solicite esclarecimentos sobre a reprovação em massa.   

O pedido de intervenção questiona a credibilidade e reputação banca organizadora e cita outras situações em que a Fundação foi alvo de polêmica. A forma e o valor da contratação da Fapec, que recebeu R$ 500 mil para organizar o concurso, com dispensa de licitação, também estão sendo questionados. 

O requerimento pede que a OAB-MS oriente o MPMS a trocar a banca de realização do concurso e que a organizadora seja escolhida por meio de procedimento licitatório. Os apontamentos também foram encaminhadas à Corregedoria Geral da OAB, por um dos candidatos, através do advogado João Gabriel Hiran De Souza.

“Suas constantes falhas colocam em cheque a capacidade para realização das atividades para as quais é contratada”, diz o documento.

Segundo o advogado, o processo administrativo , o qual foi realizado a contratação direta da organizadora, está com processo restrito, segundo o advogado.

“Considerando que a realização do certame público engloba a função administrativa do MPMS, a Corregedoria do MPMS e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) deverão ser oficiados para que tomem as providências cabíveis acerca dos motivos do MPMS ter contratado entidade de questionável reputação ética e profissional para realização do concurso do MPMS.”

O documento cita ainda ação popular, que permite a qualquer cidadão propor ação judicial para anular atos administrativos ou contratos que lesem o patrimônio público, a moralidade administrativa, o meio ambiente e o patrimônio histórico e cultural.

“Embora tenha sido pedido intervenção da OAB/MS, qualquer cidadão pode ajuizar ação popular para combater atos ilegais de prejudiciais ao patrimônio público ou à moralidade administrativa que tenham sido cometidos pelo MPMS e pela FAPEC”.

Por fim, reafirma o pedido para que a Corregedoria-Geral do MPMS e ao Conselho Nacional do Ministério Público para que tomem as medidas cabíveis acerca da contratação da Fapec para a realização do concurso para o cargo de promotor. Além disso, foi oficiado à Promotora de Justiça no exercício de função administrativa, explique a motivação para o processo administrativo não estar disponível para fácil consulta.

‘A Comissão de Transparência e Probidade Pública (CTPP) verificará toda a regularidade do processo de contratação direta da FAPEC’.

Até o momento, a Fapec não se manifestou sobre o caso. 

Entenda o caso

O resultado foi divulgado no Diário Oficial do órgão de 04 de junho, repercutiu e tem gerado indignação nas redes sociais. De acordo com a publicação, a nota mínima exigida é de 6 pontos. Contudo, a maior nota obtida foi de 5,95 – apenas cinco centésimos abaixo do estabelecido.

O concurso, organizado e aplicado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC), custou quase R$500 mil, conforme publicado no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, em agosto de 2024.

O que diz o MP

 

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul divulgou nota oficial a respeito do assunto. Leia a íntegra;

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) informa que, no dia 2 de junho de 2025, foi realizada sessão pública híbrida no edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Campo Grande (MS), com o objetivo de identificar e divulgar os resultado das provas escritas do XXX Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso na carreira no cargo de Promotor de Justiça Substituto. Esclarece que a publicação oficial do resultado provisório sairá no DOMP, o qual está sujeito à interposição de recursos, conforme previsto no edital:

• Item 14.17 – Quanto ao resultado das provas escritas, caberá interposição de recurso nos termos do item 23 deste Edital.

• Item 14.18.1 – Os cadernos de questões das provas escritas e os espelhos de correção serão disponibilizados na área restrita do site concurso.fapec.org, no prazo de até 72 (setenta e duas) horas após a divulgação das notas.

• Item 23.1 – O candidato poderá recorrer à Comissão de Concurso contra o resultado de qualquer uma das provas, seja por erro material, por discordância quanto ao conteúdo das questões e respostas, ou ainda contra a classificação final.

Segundo o órgão, os candidatos podem entrar com recurso contra o resultado. O prazo para interposição de recursos vai de 9 a 13 de junho.

Os candidatos poderão questionar o resultado de qualquer uma das provas, seja por erro material, discordância quanto ao conteúdo das questões e respostas, ou ainda em relação à classificação final.

O formulário para solicitar a revisão da nota está disponível neste site. Os cadernos de questões das provas escritas e os espelhos de correção estarão disponíveis a partir das 8h desta quinta-feira (5), na área restrita do candidato, através do mesmo link.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última neste domingo (14)
Educação
Rematrícula da Rede Municipal de Corumbá segue até dia 19
Educação
Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco reforça lazer e convivência
Política
Lei elege 23 de outubro como o Dia Municipal do Profissional em Odontologia
Educação
Gabarito preliminar de concurso docente é divulgado para recursos
Educação
Profissionais podem se cadastrar para atuar na educação técnica em MS
Educação
Ano letivo estadual de MS terá 223 dias de atividades com início das aulas em 9 de fevereiro
Educação
Natal Encantado emociona crianças do Assentamento Tamarineiro I
Educação
Corumbá publica edital de licitação para reforma da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros
Educação
Ladário antecipa aquisição e inclui mochila no kit escolar para 2026

Mais Lidas

Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro
Polícia
Passageiro abandona mochilas com quase 10 quilos de maconha em Corumbá