Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Educação

Cidade Dom Bosco mobiliza comunidade com ações do Maio Laranja

16 maio 2025 - 12h40Assessoria

Ao longo do mês de maio, a Cidade Dom Bosco está engajada na campanha Maio Laranja, movimento nacional de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Com atividades voltadas à reflexão, informação e mobilização, a programação busca envolver a comunidade corumbaense nessa causa urgente e necessária.

Entre as principais ações está a caminhada que será realizada na próxima segunda-feira, dia 19 de maio, a partir das 8h30, com saída da sede da instituição. Educandos do Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF) percorrerão as ruas do Bairro Dom Bosco com cartazes e mensagens de conscientização, além de realizarem o plantio da flor laranja — símbolo da campanha, que representa a fragilidade e a vulnerabilidade de crianças e adolescentes.

“Queremos que cada passo dado nessa caminhada leve uma mensagem de alerta e de esperança. Nosso papel é formar cidadãos conscientes, e isso passa também por enfrentar realidades duras com coragem e empatia”, afirma Karen Simões, coordenadora do PCAF.

Além da caminhada, a programação irá contar com rodas de conversa com adolescentes nos dias 20 e 21 de maio, e uma reunião com pais e responsáveis realizada pelo Programa Adoção à Distância, com entrega de informativos sobre sinais de alerta e canais de denúncia.

Outro destaque é a produção de um documentário educativo, elaborado pelos adolescentes do Programa Adolescente Aprendiz, em parceria com empresas privadas e instituições da rede de proteção. O material abordará as temáticas do Maio Laranja e da erradicação do trabalho infantil, com lançamento previsto para o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, em 12 de junho.

“A Cidade Dom Bosco tem como missão não apenas acolher, mas proteger e preparar nossos educandos para a vida. O Maio Laranja é mais uma forma de reafirmarmos esse compromisso com a formação integral de crianças e adolescentes, com foco na dignidade e na prevenção”, ressalta Fernando Melgar, coordenador da Cidade Dom Bosco.

A programação da campanha continua até o próximo mês. No dia 26 de junho, o Programa Adoção à Distância realiza um workshop com responsáveis, abordando não apenas os temas do Maio Laranja, mas também a erradicação do trabalho infantil, em alusão à data.

As ações do Maio Laranja fazem parte do compromisso permanente da instituição com a promoção dos direitos humanos e da cultura da proteção. A Cidade Dom Bosco convida toda a comunidade a se unir nesta causa e participar da caminhada e das atividades propostas durante o mês.

Serviço:
Caminhada Maio Laranja – Conscientização nas ruas do Bairro Dom Bosco
Data: Segunda-feira, 19 de maio de 2025
Horário: 8h30
Saída da Cidade Dom Bosco – Rua 13 de Junho, nº 2660 – Bairro Dom Bosco, Corumbá (MS)
 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última neste domingo (14)
Educação
Rematrícula da Rede Municipal de Corumbá segue até dia 19
Educação
Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco reforça lazer e convivência
Política
Lei elege 23 de outubro como o Dia Municipal do Profissional em Odontologia
Educação
Gabarito preliminar de concurso docente é divulgado para recursos
Educação
Profissionais podem se cadastrar para atuar na educação técnica em MS
Educação
Ano letivo estadual de MS terá 223 dias de atividades com início das aulas em 9 de fevereiro
Educação
Natal Encantado emociona crianças do Assentamento Tamarineiro I
Educação
Corumbá publica edital de licitação para reforma da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros
Educação
Ladário antecipa aquisição e inclui mochila no kit escolar para 2026

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal