Menu
sexta, 18 de abril de 2025
Câmara-Coleta de Lixo-Abril 2025
Câmara-Coleta de Lixo_Abril 2025
Educação

Alunos da rede pública municipal de Corumbá voltam às aulas sem celular

10 fevereiro 2025 - 11h09Redação do Capital do Pantanal

Nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, aproximadamente 15 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, REME de Corumb, retornaram às aulas nas unidades urbanas, rurais e das águas. A maior novidade e desafio, tanto para estudantes quanto educadores, é proibição do uso de celular na escola, determinado por meio de Lei Federal nº 15.100/2025 e regulamentada pela resolução n° 54, da Secretaria Municipal de Educação, publicada em 07 de fevereiro. 

A Rede Municipal de Ensino é formada por 17 escolas urbanas, oito Centros Municipais de Educação Infantil, 11 Escolas Rurais com as extensões e 11 Escolas das Águas com as extensões. O Calendário Escolar sugestivo para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) terá a duração de 243 (duzentos e quarenta e três) dias no ano escolar, sendo: 200 (duzentos) dias letivos distribuídos em quatro bimestres; 800 (oitocentas) horas anuais/Ensino Regular; 1.400 (mil e quatrocentas)/Ensino Integral; 800 (oitocentas) horas anuais/1ª e 2ª fases da EJA; 800 (oitocentas) horas anuais/3ª e 4ª fases da EJA.

Na Educação Infantil, o calendário escolar terá a duração de 243 (duzentos e quarenta e três) dias no ano escolar, sendo: 200 (duzentos) dias letivos distribuídos em quatro bimestres; 800 (oitocentas) horas anuais Creche (Parcial); 1.600 (mil e seiscentas) horas anuais para Creche (Integral); 1.400 (mil e quatrocentas) horas anuais para Pré-Escola (Integral).

"Desejamos à toda comunidade escolar, gestores, professores, servidores administrativos, estudantes e suas famílias da Rede Municipal de Ensino um ano letivo repleto de possibilidades, desafios e oportunidades para avançarmos juntos, construindo um ambiente escolar acolhedor, dinâmico e inspirador. Temos a missão este ano de melhorar o desempenho de nossos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e para que isso aconteça precisamos do empenho de todos “, disse a Secretária Municipal de Educação, Mabel Sahib.

Proibição ao uso de celulares

Publicada no dia 07 de fevereiro, a resolução n° 54, da Secretaria Municipal de Educação, regulamentou a proibição do uso, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nas unidades escolares da REME de Corumbá. A proibição se aplica aos alunos "de todas as etapas da educação básica, em espaços de uso coletivo ou individual, durante o período regular e extracurricular de aulas".

Quem levar o celular pra escola deverá deixá-lo desligado, dentro da mochila. Foto: Renê Márcio Carneiro/PMC

A resolução estabelece que "o estudante que optar por levar aparelhos eletrônicos portáteis para a unidade escolar deverá deixá-los armazenados e desligados, em bolsa ou mochila própria, sem a possibilidade de acessá-los durante o período de aulas, assumindo a responsabilidade por eventual extravio ou dano".

O uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais por estudantes, na unidade escolar, será permitido nos seguintes casos: "quando utilizado como ferramenta pedagógica ou didática prevista no planejamento e sob orientação expressa do professor, com autorização prévia da Coordenação Pedagógica; quando da utilização de conteúdos digitais ou ferramentas educacionais específicas com a finalidade de aprendizagem dos estudantes; para situações de estado de perigo, estado de necessidade ou caso de força maior, assim como para comunicação com o pai, a mãe ou responsável legal, com autorização da Coordenação Pedagógica ou da Direção Escolar; para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, que requeiram o uso de dispositivos tecnológicos como recurso de acessibilidade, inclusão ou condição de saúde, conforme laudo técnico emitido pela equipe da educação especial".

O descumprimento resultará nas seguintes medidas disciplinares: "advertência verbal, com registro em documento próprio, conforme Regimento Escolar; repreensão escrita, em caso de reincidência, conforme Regimento Escolar; recolhimento temporário do aparelho eletrônico, cuja devolução será feita apenas ao pai, à mãe ou ao responsável legal; aplicação de ações educativas, voltadas para a conscientização sobre o uso adequado dos aparelhos eletrônicos". Em caso de reincidência, o estudante "ficará proibido de adentrar o recinto da unidade escolar portando o aparelho eletrônico, sem prejuízo da aplicação das normas previstas no Regimento Escolar". *Informações da Assessoria da PMC

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
REME de Ladário antecipa comemoração da Páscoa com alimentação diferenciada e atividades lúdicas
Educação
Sesc Corumbá abre vagas gratuitas para curso de produção e criação de vídeo em parceria com a Eureka
educação
Abertura do PROERD reúne alunos, pais e autoridades em Ladário
Educação
Senac Corumbá abre inscrições para cursos variados neste mês de abril
educação
Corumbá recebe governador em exercício para entrega de reformas em escolas estaduais
Educação
Divulgada a lista final dos contemplados pelo programa MS Supera
Educação
Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem começa nesta segunda
Educação
Em MS, apenas seis faculdades ficam acima da média no Enade
Economia
Ação incentiva participação dos ladarenses na campanha "Declare seu Carinho"
Educação
Fies: instituições de ensino têm até hoje para confirmar participação

Mais Lidas

Consumidor
Mercado de Corumbá é autuado por vender produtos fora da validade
Consumidor
Pesquisa revela onde têm Ovos de Páscoa mais baratos em Corumbá
Política
Fiscalização e compensação da mineração em Corumbá geram questionamentos
Resposta
Gerente de mercado diz que produtos são todos monitorados